A Prefeitura de Morrinhos, através do trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia – INGOH, possibilitam a realização do “Projeto Oncológico: Cuidar e Salvar”, que é desenvolvido com objetivo de executar o rastreamento e a detecção precoce de câncer.

⚠️Como funciona o projeto❓

A rede atenção primária à saúde é a responsável por fazer o primeiro contato com o cidadão morrinhense, ou seja, através do trabalho dos agentes comunitários de saúde(ACS) a ação pode salvar vidas. Eles realizam a visitação nas suas respectivas áreas de atuação e com um questionário fazem algumas perguntas. Após isso, as informações são lançadas em sistema próprio do município que já executa a triagem com base nas respostas e indica os exames iniciais que devem ser feitos. Com os exames em mãos, os médicos das Unidades Básicas de Saúde fazem o atendimento aos pacientes e o encaminhamento oportuno para o tratamento com profissionais especializados em medicina oncológica.

O prefeito Joaquim Guilherme Barbosa e a primeira-dama Eneida Figueiredo contam com o apoio da comunidade de Morrinhos para que todos possam receber nas suas casas os agentes comunitários de saúde e colaborarem com a iniciativa da Prefeitura e apoio de seus parceiros nessa causa de saúde pública!