Conheça a história da mulher que deixou Portugal para ser empreendedora no Brasil, plantar flores em vida e ser feliz em Morrinhos


 

Isabel Cardoso Pereira, que há mais de 40 anos se dedicou às causas sociais do município de Morrinhos, é a grande homenageada da noite. Sua família, representada pelo esposo Antônio Pereira e os filhos Ilda Rosário Pereira e José Antônio Pereira, receberão às honrarias destinada à saudosa senhora mais conhecida por dona Isabel e reconhecida como mulher firme, caridosa e trabalhadora. O ônus se deve a sua intensa atuação no município desde o dia 9 de janeiro do ano de 1976. O Casarão Rosa da Cultura Morrinhense, ou seja, Espaço de Convivência Vida e Movimento Saudável, que fica nas proximidades da Praça do Coreto e vai abrigar diversos projetos sociais destinados aos idosos, levará seu estimado nome de batismo.

 

Biografia

O destino de Isabel Cardoso Pereira foi marcado por amor. Cada passo traçado por Deus e com semelhança na frase de Cora Coralina: “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. Ela nasceu em 24 de novembro de 1946 na Vila de Caniçal Cimeiro, município de Proença-a-Nova, em Portugal. Filha de Antônio Maria Pereira e Deolinda Cardoso e irmã de André Cardoso Pereira e Ilda Cardoso Pereira.

Quando criança já dividia o leite materno de sua mãe com seu primo e futuro esposo Antônio Pereira, filho seu tio paterno Elias Pereira. Ela ainda nem imaginava o quanto o amor mudaria sua trajetória e lhe daria muitos frutos. Com muita humildade e sempre ao lado de sua unida família ajudava nos trabalhos da lavoura de trigo e azeitona. Com perfil de batalhadora, passou a trabalhar na cozinha de um internato em Benavente e posteriormente em um frigorífico de abate de suínos na cidade de Castelo Branco.

Na adolescência trocava olhares com o amado primo que veio ao Brasil com o sonho de se tornar grande empresário. Em terras brasileiras, Antônio Pereira escrevia cartas românticas com pedidos de namoro, noivado e casamento bem como declarações de respeito e afeto. Foi justamente em 22 de fevereiro de 1970 que ambos se casaram oficialmente. Como o noivo estava no Brasil e ela em Portugal, seu sogro o representou através de procuração pública tanto no cartório quanto na Igreja Católica.

Isabel viajou durante nove dias em navio de Lisboa com destino ao porto de Santos. Ao chegar não conteve de alegria ao encontrar o querido esposo português.  Instalou-se em Jales, interior de São Paulo, onde nasceram seus dois filhos Ilda Rosário Pereira e José Antônio Pereira. Enquanto ela ajudava nas despesas de casa costurando roupas, ele trabalhava num tradicional armazém. A meta do provedor era ter sua própria empresa e crescer profissionalmente com apoio da dedicada esposa.

Entre idas e vindas na Fábrica da Skol em Brasília, seu Antônio recebeu o convite para ser representante oficial da marca de alto renome em três cidades brasileiras: Cáceres no Mato Grosso; Ceres em Goiás e Morrinhos também em Goiás. O município escolhido, todos sabem: à encantadora Cidade dos Pomares.

De caminhão cheio de malas e mobiliário além de muitas histórias, chegaram os integrantes da família Pereira. Ao passarem pelas margens da Estátua do Cristo Redentor, Isabel disse que sentiu abraçada e acolhida por Deus nesse novo lugar preparado por Ele. Foi mais um caso de amor à primeira vista e que lhe trouxe paz no coração.

O casal fundou a Distribuidora de Bebidas Pereira no dia 03 de dezembro de 1975 com sede alugada na Rua Pará, nº 514, no centro. Dois anos após passaram para sede própria localizada na Avenida Professor José do Nascimento e posteriormente se deslocaram para a atual sede administrativa da Avenida Coronel Fernando Barbosa. O sucesso da empresa nestes 44 anos deve-se também à firme atuação de Isabel, considerada o braço direito do esposo Antônio Pereira.

Em Morrinhos o casal fez grandes amigos, ajudou centenas de pessoas e conquistou respeito da comunidade. De fé católica, Isabel participava das festividades das comunidades rurais, em especial da região Santo Antônio, pois adorava dançar. Na Igreja São Sebastião chegou a confirmar os votos matrimoniais com o senhor Pereira, o que lhe proporcionou bastante alegria. Atuante, chegou a ser catequista, prestigiava às missas diárias e atuava nos Encontros de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

A caridade, a lealdade e a bondade sempre foram suas marcas. Prova disso, a sua dedicação na presidência da Casa da Amizade ligada ao Rotary Clube de Morrinhos, o qual lhe deu também uma grande família. Várias ações partiram de suas mãos dispostas a ajudar o mais necessitado. Vale destacar o esforço para implantar a alfabetização de idosos no município. Projeto da Casa da Amizade em parceria com a Prefeitura de Morrinhos.

Os anos se passaram e num momento de fragilidade recebeu a vista de seus grandes amigos Fernando Horário e Maria Amélia, que a convidou para conhecer a doutrina espírita e continuar sua missão de transformar vidas por meio da palavra, do apoio e ombro amigo. Assim começou sua trajetória no espiritismo. Ajudou também na fundação do Lar Fraterno Irmãos do Caminho, na Casa Espírita da Prece e na Assistência Social Leonardo Pagliard Barbosa. Entre os projetos de seu coração estava a “Casa da Sopa”, onde se mobilizava a fim de adquirir legumes, carnes e verduras para ofertar aos moradores do setor Sol Nascente, bem como oferecer outros serviços assistenciais para idosos, crianças, adultos e suas famílias.

Isabel Cardoso Pereira deixou um grande legado de vida, de amor pelo marido e compromisso com filhos e netos. Por onde passou também espalhou flores e removeu pedras. De empresária promovida à artesã; de pintora à cozinheira; de companheira do Rotary à amiga do povo; de patroa à cultivadora de orquídeas e plantas; e de madrinha da Associação Morrinhense de Orquidófilos à senhora humilde de grande fé por Deus e devoção à Nossa Senhora de Fátima. Enfim, essa mulher espetacular, de origem portuguesa e coração brasileiro, foi Isabel Cardoso Pereira que merece ser lembrada com muito carinho por toda a comunidade de Morrinhos.

Para estar sempre viva na memória de cada cidadão, a Câmara Municipal de Morrinhos aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Ronilton Cândido, nomeando o prédio público, do Espaço de Convivência Vida e Movimento Saudável – Isabel Cardoso Pereira. Diante de suas atribuições legais, o prefeito Rogério Troncoso sancionou a Lei nº 3.496 de 25 de outubro de 2019 homenageando a saudosa dona Isabel.

A inesquecível Isabel faleceu em 06 de janeiro de 2019. Deixou saudades no esposo Antônio Pereira, nos filhos Ilda Rosário Pereira e José Antônio Pereira, nos cinco netos – Priscila, Caroline, Gabriela, Pedro Henrique e Heitor José, na nora Kênia, nos 200 colaboradores da Revenda Pereira, nos seus amigos, companheiros de Rotary; irmãos de fé, vizinhos e comunidade em geral. Atitudes de benevolência com amparo, trabalho e perseverança jamais serão esquecidas por um povo que teve a satisfação de conhecê-la.

Compartilhar

Relacionadas

Relacionadas