OK DSC_0020

OK DSC_0025

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Coordenadoria Municipal de DSTS, AIDS e Hepatites Virais do Centro Municipal de Saúde, realizou um ação de conscientização, nesta terça-feira, 01 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, na Praça Monte Castelo (conhecida como Praça do Mercado). A iniciativa contou com a participação dos agentes de saúde e de endemias.

No local foi feita a panfletagem com orientações sobre a doença e explicações sobre como fazer o teste rápido de identificação do vírus do HIV, da Sífilis e da Hepatite C. O teste foi realizado no local e também pode ser feito em qualquer Posto de Saúde da Família (PSF) da cidade.

Conforme explica a Biomédica Camilla Roriz, Coordenadora Municipal de Programas para prevenção de DSTS, AIDS e Hepatites Virais, a ação tem como objetivo identificar os portadores do vírus HIV em Morrinhos e encaminhá-los para tratamento adequado, antes da manifestação do vírus no organismo, além de conscientizar as pessoas quanto à importância de prevenir a doença.

“Nossa intenção é diminuir o número de casos de AIDS em Morrinhos, fazendo panfletagens e ações educativas neste sentido. Para tanto oferecemos os testes rápidos e fazemos a distribuição de preservativos em todos os postos de saúde do município”, esclarece a Biomédica.

Para Wagner Ferreira, morador do Setor Aeroporto, as ações de conscientização são muito válidas. “Precisamos abrir os olhos para o fato de que a AIDS realmente existe e a gente deve se conscientizar disso e se prevenir, buscando a nossa saúde e do nosso próximo”, finaliza.

Na oportunidade estiveram presentes o Coordenador Geral dos PSFs de Morrinhos, José Ricardo Mendonça, e a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel.

OK DSC_0023

OK DSC_0007