OK DSC_0124

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, vai realizar uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima segunda-feira, 6 de junho, a partir das 9 horas, na Praça do Mercado.

De acordo com a Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Letícia Vieira do Carmo, a programação tem como objetivo comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (datado no dia 5 de junho) a fim de conscientizar a população para a importância da preservação do meio ambiente.

“Nosso intuito é envolver mais e mais pessoas nessa mobilização, chamando a atenção da população para a conservação do meio ambiente, que é um dever de todos. Afinal, todos nós dependemos dos recursos naturais para viver”, salienta a superintendente.

Na Praça do Mercado será montada uma tenda para realização de diversas atividades. Haverá a distribuição de mudas frutíferas e nativas do cerrado, além de sementes da Crotalária Juncea, que ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue.

O evento vai contar com a participação do Guarda Mirim e do Corpo de Bombeiros, que vai fazer uma Simulação sobre o trabalho diário deles, com exposição dos materiais utilizados nas emergências, além da entrega de panfletos explicativos sobre os prejuízos das queimadas, incentivando a preservação do cerrado.

Na oportunidade, o IFGoiano Campus Morrinhos vai ministrar um mini curso sobre o cultivo de uma horta suspensa e também haverá troca de hortaliças por materiais recicláveis, em parceria com os alunos do IFGoiano.

Na ocasião também serão entregues sacolinhas ecológicas para os motoristas, no sinaleiro da praça, com o objetivo de evitar a poluição do meio ambiente e que as pessoas joguem lixo nas ruas e rodovias.

Durante toda a próxima semana será feita uma campanha de educação ambiental com os alunos das escolas municipais, através de palestras e gincanas, no Parque Ecológico Jatobá Centenário. Também serão plantadas árvores frutíferas no local.

Na quinta-feira, dia 09 de junho, a equipe da Superintendência do Meio Ambiente vai participar da comemoração dos 80 anos do Ginásio Senador Hermenegildo de Morais, com o plantio de 10 mudas frutíferas no Lago Municipal Recanto das Araras.

Por Ellen Ribeiro