OK DSC_0006

OK DSC_0009

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta semana, a coleta de materiais recicláveis do Programa de Coleta Seletiva de Lixo do município. A prefeitura está apoiando a iniciativa com um subsídio de 350 reais mensais para ajudar na renda familiar de cada catador, até que a renda da própria cooperativa gere mais lucros.

“É um trabalho que tem tudo para crescer e gerar resultados, incentivando a geração de renda para essas famílias e desafogando o aterro sanitário municipal”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Conforme explica o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, desde a segunda-feira (2), o caminhão está realizando a Coleta Seletiva nos órgãos públicos, secretarias e nos setores Monte Verde, Bela Vista, Vila Santos Dumont, Vila Mutirão e Vila Nossa Senhora do Carmo, de segunda a sexta, das 7h30min às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Nestes primeiros dias de coleta foram reciclados 600 Kg de papelão, 250 Kg de plástico prensado, 150 Kg de Garrafas Peti e 100 Kg de sucata.

O Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, explica que a participação da população é fundamental. “Precisamos que as pessoas se conscientizem quanto à necessidade de separar o lixo orgânico do inorgânico (o seco do molhado) para que o caminhão possa recolher. Cada um precisa fazer a sua parte”, salienta.

“Agradecemos à população que colaborou com a gente durante esta primeira semana enviando materiais para reciclagem na cooperativa de catadores. A tendência é melhorar cada vez mais. Obrigada pelo apoio da prefeitura e pedimos às pessoas que nos ajude separando o lixo em suas casas”, compartilha Joana D´arc Souza Santos, integrante da Cooper Morrinhos.
Posteriormente, a Coleta Seletiva de Lixo será estendida a todos os bairros do município, sendo que o calendário já está sendo elaborado para não coincidir com os horários da coleta domiciliar.

Cooper Morrinhos
Todo o material recolhido é separado pelos catadores da Cooper Morrinhos, no Galpão do CIMOS, que foi adaptado com tendas e banheiro. Posteriormente, será construído o Galpão da Cooperativa com sede própria.

A renda será revertida para os próprios catadores. O projeto tem como objetivo desafogar o lixão do município, aproveitando os materiais recicláveis, além de humanizar os catadores de lixo.

Neste sentido, foi organizada a Cooper Morrinhos, uma cooperativa de 14 catadores, que vai gerar renda para as famílias e estimular o desenvolvimento sustentável do município. “Em Morrinhos não vai mais existir catadores e sim cooperados, atendendo à lei que estabelece que em toda cidade deve ter aterro sanitário, com a finalidade de acabar com os males causados pelos lixões a céu aberto”, conclui o prefeito Rogério Troncoso.

OK DSC_0003

OK DSC_0017