OK DSC_0654 (2)

OK DSC_0652 (2)

“A população urbana deveria procurar somente o Aterro Controlado e deixar as estações captadoras apenas para os moradores rurais fazerem o descarte de seu lixo”

Entre as diversas atribuições da Prefeitura estão a execução das atividades relativas aos serviços de limpeza pública e de sua respectiva fiscalização. E, para cumpri-las satisfatoriamente, a Prefeitura Municipal de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, mantém em funcionamento ininterrupto a coleta do lixo doméstico, a Coleta Programada de Entulhos e recentemente criou a Coleta Seletiva. Objetivando atingir plenamente seus objetivos, a Prefeitura promove continuamente ampla divulgação e conscientização da população, nos meios de comunicação locais, sobre a correta disposição dos resíduos sólidos nos lugares certos, com a finalidade imprescindível de manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.

Entretanto, nem sempre a população responde positivamente aos apelos da Administração, colaborando com o Poder Público nessa difícil tarefa. É o caso, por exemplo, das estações captadoras de lixo rural, localizadas nas saídas para a região da Santa Rosa, na saída para o Córrego do Café, na saída para Piracanjuba – junto ao Morro do Catraca, e também nas proximidades do Delliriu’s Motel -, na saída para Goiânia, perto do novo Fórum e no povoado da Marcelânia.

Segundo o Secretário de Obras e Serviços da Prefeitura, Cleyton Martins de Sousa, muita gente insiste em jogar seu lixo nas captações, colocadas estrategicamente nas saídas principais da cidade.

“Contrariando a orientação da Prefeitura e num total desrespeito à população local, muitas pessoas fazem questão de descartarem o seu lixo urbano naquelas estações, ao invés de procurarem o Aterro Controlado. E o que é pior: os desobedientes costumam jogar o lixo fora dos contêineres dificultando o serviço de limpeza por parte da Prefeitura, transformando o local num “lixão a céu aberto”, lamenta o secretário.

O descumprimento das determinações da Prefeitura gera graves consequências e dificuldades extras para a coleta dos resíduos ali depositados.

“O lixo jogado fora dos contêneires complica o serviço de limpeza das estações, que é feito duas vezes por semana, porque, além de ser necessária uma pá carregadeira para amontoar o lixo que foi jogado fora dos contêineres, a Prefeitura tem que mandar também o caminhão-coletor para completar a tarefa. Com os contêineres vazios, eles podem acumular água da chuva, transformando-se em criadouros do mosquito da dengue”, explica Cleyton.

Para evitar essa utilização inadequada que as pessoas fazem das estações, a Prefeitura se vê obrigada a adotar medidas punitivas mais rigorosas contra os infratores, inclusive com a apreensão do veículo pela Polícia Militar.

O prefeito Rogério Troncoso acaba de enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores, instituindo penalidades mais severas que poderão ser aplicadas aos que forem pegos em flagrante, inclusive com a aplicação de multas.

“De acordo com o projeto, quem for pego em flagrante, jogando lixo urbano naquelas estações, poderá, inclusive, ter o seu veículo apreendido, com o fiscal chamando a polícia para fazer cumprir a lei. A fiscalização será feita pelo Departamento de Posturas da Prefeitura e a ele caberá a fixação das penalidades cabíveis, de acordo com a quantidade de lixo que o infrator estiver colocando naquele local”, alerta o secretário para quem a infração é um abuso praticado contra o serviço público e principalmente contra o meio ambiente.

OK DSC_0653 (2)

OK DSC_0009