OK dengue-2015

OK DSC_0033

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, num trabalho conjunto com todas as demais secretarias, vai realizar um Adesivaço e Carreata da Campanha “Todos contra a dengue”, neste sábado, 14 de março, às 9 horas da manhã, na Praça do Mercado junto ao sinaleiro. A arrancada vai contar com a participação do prefeito Rogério Troncoso, Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, dentre outras autoridades.

A ação tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de combater a dengue e evidenciar a necessidade de cada um fazer a sua parte. Inicialmente haverá o adesivaço no sinaleiro da Praça do Mercado e, em seguida, os participantes seguirão em carreata pelas principais avenidas da cidade.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (12), mostram que até o dia 7 de março deste ano foram registrados 224,1 mil casos de dengue em todo Brasil, um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com estudos, Goiás tem o segundo maior índice de incidência do país, com 401 casos para cada 100 mil habitantes. Por isso, a capital goiana está na lista do Ministério da Saúde de municípios que apresentam índice de alerta. No total, já são 36.535 notificações da doença em todo o estado. Em relação ao mesmo período do ano passado, o número é 44,99% maior. Já em Morrinhos, somente neste ano, já são 120 casos notificados da doença.

“Queremos conscientizar cada cidadão de que nós só vamos conseguir diminuir a incidência alarmante dessa doença que está assolando todo o País, com ajuda de cada um dentro de suas casas, do seu quintal, conversando e pedindo a colaboração do vizinho, ajudando a manter limpos os lotes baldios próximos às residências, numa parceria entre o poder público e a população. Assim, vamos conseguir diminuir muito os casos de dengue no município”, explica o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

O secretário ainda convida toda a população morrinhense para participar tanto do adesivaço quanto da carreata que acontecerá em seguida. “Quanto maior for o movimento das pessoas nas ruas, mais vamos conseguir chamar a atenção da população, para a necessidade urgente de combater a dengue”, conclui André Luiz.

Confira entrevista que o Secretário de Saúde concedeu à repórter Ellen Ribeiro sobre a iniciativa:

OK DSC_0068