OK DSC0120

OK DSC0132

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o lançamento do álbum de figurinhas “Todos contra a Dengue”, nesta terça-feira, 13 de outubro, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim.

Na oportunidade 4.739 alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais, estaduais e conveniadas receberam os álbuns com 2 pacotes de figurinhas cada um, totalizando 9.478 figurinhas distribuídas.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a campanha visa incentivar a Coleta Seletiva de Lixo, ao passo que as crianças vão trocar garrafas peti e latinhas por figurinhas em suas respectivas escolas, além de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. “Essa é uma brincadeira que vai trazer muitos benefícios para toda a comunidade morrinhense. As crianças vão interagir com os colegas e serão agentes transmissores que vão ensinar os pais em casa sobre os cuidados para evitar a dengue”, salienta Rogério.

“O objetivo da iniciativa é conscientizar alunos e pais sobre a importância da prevenção contra a dengue, intensificando os cuidados, principalmente ao se aproximar o período chuvoso, quando os casos de dengue aumentam”, completa o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Todas essas ações também vão incentivar o Programa da Coleta Seletiva de Lixo no município, pois os materiais descartáveis arrecadados nas escolas serão enviados para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Morrinhos.

“Com esse projeto nossa cidade vai ficar mais limpa e vamos acabar com a dengue. Morrinhos é a primeira cidade que está implantando esta ideia e parabenizo o prefeito Rogério Troncoso pela iniciativa”, salientou na ocasião a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo.

Como vai funcionar o projeto?
Fabiana explica que todos os alunos de Morrinhos que receberam os álbuns de figurinhas já estão participando da empreitada “Todos contra a Dengue”. Além disso, a partir de agora, cada escola vai definir o local adequado, em suas dependências, para que os alunos possam trocar garrafas peti e latinhas por pacotes de figurinhas.

É preciso salientar que as crianças que tiverem as figurinhas do mosquitão, com o carimbo da prefeitura, e completarem o álbum serão premiadas com bicicletas, bolas de futsal e vôlei, skates e bonés.

A premiação será realizada no dia 27 de novembro, com a entrega de 250 prêmios.

Apresentações
A programação do evento contou com diversas apresentações. Alunas da Escola Municipal Dom Bosco fizeram uma apresentação de dança, encenando a música “Criança não trabalha”. Já os alunos da Escola Estadual Alfredo Nasser, participantes do Projeto ‘Mais Educação’, apresentaram a música “Anjos”, do Padre Marcelo Rossi. Alunos do Colégio Estadual Sílvio Gomes de Melo Filho apresentaram uma paródia da música “Lepo Lepo”, lembrando da nocividade do mosquito Aedes Aegypti e mostrando que a dengue realmente mata.

O prefeito Rogério Troncoso conversou com a repórter Ellen Ribeiro sobre o assunto. Confira:

OK DSC0106

OK DSC0110