sala comitê 2

sala comitê

A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando uma ampla sala especial para o Comitê de Combate à Dengue, recém-criado pelo governo da cidade para gerenciar todas as ações voltadas ao enfrentamento do mosquito da dengue. Integram o grupo a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e os Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias do município de Morrinhos. “Uma sala ampla, situada no prédio que abriga as instalações da Secretaria Municipal de Saúde, que era utilizado como auditório, que foi adequadamente equipado com mesas, computadores e outros detalhes para que o Comitê de Combate à Dengue possa desenvolver suas funções satisfatoriamente, inclusive com a realização de reuniões e palestras”, explica o secretário municipal de Saúde, André Luiz Mattos.

Na última segunda-feira (11), o secretário reuniu-se com todos os Agentes de Saúde do município para tratar das ações e estratégias a serem colocadas em prática no combate ao mosquito, como a inspeção de casa em casa que será feita a partir de agora. “Nós repassamos aos agentes de saúde as formas de fazerem as visitas de forma correta, ou seja, que o agente chega e chama o morador para andar pela casa junto com ele. Porque não adianta nada, o agente entrar e descobrir algum foco e destruí-lo se o morador não estiver junto e também aprender a fazer a sua parte, sem a presença do agente. Portanto, a inspeção será feita, a partir de agora, ao lado do morador”, salientou o secretário.

Durante o encontro, foram entregues aos agentes as fichas que deverão ser preenchidas durante cada visita domiciliar que for feita pelo agente. Os dados nela registrados serão jogados no sistema para controle especial. A previsão do secretário é de que até o próximo dia 31 de janeiro todas as residências da cidade tenham sido visitadas pelos agentes de saúde.
O secretário falou ainda sobre os mutirões de combate ao mosquito que já foram realizados nos setores Morro da Saudade e Sol Nascente. “Além dos mutirões que já fizemos, nossos Agentes de Saúde e de Endemias continuam fazendo o seu trabalho rotineiro, entrando nas casas para a vistoria costumeira e, na ocasião, localizando e exterminando os criadouros do mosquito da dengue. De modo que a cidade inteira está sendo visitada”, explica.

De acordo com André Luiz, os mutirões para extermínio de criadouros do mosquito da dengue têm a finalidade também de conscientizar e conclamar a população para a necessidade dela se engajar mais efetivamente nas ações de prevenção da formação de ninhos criadouros do Aedes aegypti. “Estamos vendo que a população está cada vez mais consciente da importância de sua participação nas ações de combate ao mosquito da dengue que transmite também a chikungunya e o zika vírus. Essa reação positiva da população é muito importante e indispensável para que o mosquito deixe de nascer”, sublinha André Luiz.

No próximo sábado (16), será realizado, na Vila Mutirão, um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue, inclusive com a participação de membros de igrejas, que vão ajudar na localização e destruição de possíveis focos de criação do Aedes aegyti. “Esperamos o comparecimento maciço dos moradores daquele setor para nos ajudar nessa tarefa”, enfatiza o secretário.

Além dos mutirões e de outras ações de combate à dengue, que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, o titular da pasta, André Luiz, tem visitado igrejas e empresas, fazendo palestras e exibindo vídeos sobre as medidas que devem ser adotadas para amenizar a proliferação do mosquito. “Temos visitado os lugares onde existe uma grande concentração de pessoas, mostrando como o trabalho de combate vem sendo feito pelo poder público e pedindo que todos ajudem nos esforços para extinção de uma vez por todas do mosquito Aedes”, salienta o secretário.

Com a intensificação das chuvas e a chegada do verão, com o sol aparecendo mais forte depois das precipitações, as condições favoráveis à proliferação do mosquito da dengue aumentam significativa e assustadoramente. “As chuvas e o sol quente facilitam a formação de criadouros e a proliferação do mosquito tende a crescer assustadoramente. De acordo com dados que temos, as incidências mais altas de proliferação do mosquito acontecem a partir do mês de janeiro. Mas, eu creio que, com o trabalho de prevenção, que realizamos o ano passado – com o lançamento do álbum de figurinhas, com a conscientização da população, com os mutirões, com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, teremos, este ano, números bem menores do que os registrados o ano passado”, disse o secretário.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar