OK coleta seletiva do lixo

Como forma de incentivar a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Morrinhos vai fazer a primeira reunião para divulgar e conscientizar os moradores sobre a importância de se reciclar o lixo.
Para tanto já estão sendo feitas reuniões com chefes de departamento da prefeitura, escolas e representantes do comércio, para apresentação do programa, e neste mês será feita com os moradores dos bairros que estarão sendo atendidos pelo programa nesta primeira etapa.

Nesta sexta-feira (06), às 19h30min, na Escola Humberto Jacinto Pereira, são esperados os moradores dos setores Monte Verde, Aeroporto II, Bela Vista e Cristina Park, para poderem assistir à apresentação do Programa de Coleta Seletiva e também já saberem os dias de recolhimento do lixo. A ação pretende auxiliar o trabalho de coleta domiciliar do lixo dando a destinação correta e utilizando o reaproveitamento dos materiais como forma de geração de renda.

O sistema será implantado por etapas até atender todo o município. Na primeira fase, serão envolvidos os moradores dos setores Monte Verde, Bela Vista, Cristina Park, Aeroporto II, Vila Santos Dumont, Vila Mutirão e Vila Nossa Senhora do Carmo. O programa pretende possibilitar o desenvolvimento da cadeia produtora dos catadores de lixo que passarão a reciclar esse material, e criar uma rede de conscientização entre os moradores.

“Esta semana está sendo feita uma pesquisa para identificar o quanto de material reciclável os órgãos públicos e os principais pontos comerciais da cidade produzem a fim de definir o Calendário Oficial da Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis”, esclarece a Superintendência Municipal de Meio Ambiente.

A iniciativa da Coleta Seletiva é da Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O recolhimento no município terá início a partir do dia 2 de março (segunda-feira), em seis diferentes bairros da cidade.
“Queremos conscientizar a população e os diversos segmentos da sociedade sobre a importância de se envolver e participar ativamente nesta campanha, que vai contribuir para a geração de renda das famílias dos catadores de lixo, além de beneficiar a natureza”, destaca o Prefeito Rogério Troncoso.

Primeiramente, será realizado um trabalho de conscientização junto à população, através de reuniões explicativas nos bairros, escolas e órgãos públicos de Morrinhos, com o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem uma pré-seleção dos materiais recicláveis existentes em suas casas. As reuniões serão feitas nos setores Monte Verde, Cristina Park, Bela Vista, Santos Dumont, Setor Aeroporto II e Vila Nossa Senhora do Carmo.

Além disso, também haverá palestras de conscientização nas escolas, e uma ampla divulgação do Calendário de Recolhimento da Coleta Seletiva em carros de som e meios de comunicação locais. Conforme explica o Superintendente de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, o calendário será distribuído nas casas, escolas e através dos agentes comunitários de saúde.

A ideia é que a coleta tenha início na segunda-feira, 2 de março, nos setores acima mencionados. A coleta será iniciada nesses bairros e depois estendida para toda a cidade. Nesse mesmo dia, o recolhimento será realizado também nos órgãos públicos e nos principais pontos comerciais da Avenida Senador Hermenegildo de Morais e Rua Pará. Nesses estabelecimentos comerciais, o caminhão de coleta deve passar três vezes por semana.

“Será a primeira vez que Morrinhos vai receber uma coleta seletiva de material reciclável que atenderá toda a cidade. Estamos investindo neste programa para incentivar o desenvolvimento sustentável e valorizar os catadores de lixo”, finaliza o prefeito Rogério Troncoso.

Cooper Morrinhos
Conforme explica o Superintendente de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, o projeto tem como objetivo desafogar o lixão do município, aproveitando os materiais recicláveis, além de humanizar os catadores de lixo.

Neste sentido, foi organizada a Cooper Morrinhos, uma cooperativa de 14 catadores, que vai gerar renda para as famílias e estimular o desenvolvimento sustentável do município. “Em Morrinhos não vai mais existir catadores e sim cooperados, atendendo à lei que estabelece que em toda cidade deve ter aterro sanitário, com a finalidade de acabar com os males causados pelos lixões a céu aberto”, enfatiza o Superintendente.

Inicialmente, os catadores vão realizar suas atividades no Galpão do Simos, que está sendo adaptado com tendas e banheiro. Posteriormente, será construído o Galpão da Cooperativa com sede própria.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)