OK Visita

O prefeito Rogério Troncoso, assessores e o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, visitaram na última terça-feira, 27 de outubro, mais seis municípios da região, dentre eles, Edéia, Edealina, Pontalina, Vicentinópolis, Joviânia e Aloândia, para apresentar propostas que incluam a participação deles no Consórcio Intermunicipal de Saúde.

“Estamos visitando os municípios para viabilizar a execução de um consórcio de saúde para a nossa região. A ideia é incluir a participação de 10 municípios e nós já visitamos alguns. Agora só estamos esperando ter uma resposta positiva de Edealina e Joviânia, mas também já conversamos com os prefeitos dessas cidades. Percebemos o interesse e a disponibilidade desses representantes para que o consórcio venha a funcionar”, salienta o prefeito morrinhense.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde é o primeiro passo para a regionalização do Hospital Municipal de Morrinhos, uma vez que o Governador Marconi Perillo, através do Presidente do Detran-GO, João Furtado, já assinou uma ordem de serviço, autorizando a implantação de um Centro de Referência em Traumatologia em Morrinhos. “Esse avanço na saúde em Morrinhos vem alinhado à ideia do consórcio de saúde, que visa agregar a participação dos municípios da região que serão atendidos com a regionalização do hospital”, esclarece o Chefe do Executivo Municipal, Rogério Troncoso.

Na semana passada, o prefeito já havia conversado com os prefeitos de Água Limpa, Marzagão e Rio Quente. Segundo Rogério Troncoso, o próximo passo agora é conversar com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Leonardo Vilela, para traçar uma linha de trabalho com o intuito de viabilizar esse consórcio o mais rápido possível.

“Umas das exigências do Governo do Estado para a regionalização do Hospital Municipal é exatamente a existência de um consórcio de saúde, que agregue a participação dos municípios vizinhos. Por isso, estamos mobilizando cerca de 10 municípios para consolidar o consórcio e dar andamento na regionalização da nossa principal unidade de saúde. Verificamos que existe um interesse muito grande para que isto aconteça, tanto por parte do Estado como dos municípios”, argumenta Rogério.

Segundo ele, a regionalização do Hospital Municipal de Morrinhos envolve não só a parte estrutural, mas também a compra centralizada de medicamentos e equipamentos, contratação e preparação de profissionais, imagens, raios X, serviços de laboratório, dentre outros.

No caso, a regionalização do hospital será apenas uma parte de todos os serviços que serão oferecidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Por Ellen Ribeiro