OK DSC0025

O prefeito Rogério Troncoso recebeu a Assessora Técnica da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde (MS), Bárbara Coelho Vaz, e a Técnica da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandra Nardini, na manhã desta sexta-feira, 25 de setembro, em seu Gabinete, que está funcionando na antiga sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, e o Interventor do Município no Sanatório São Vicente de Paula, Paulo de Tárcio, além de representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Morrinhos.

O objetivo da visita foi discutir a implantação de residência terapêutica para os doentes mentais do município, sob a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Morrinhos. A residência consiste em oferecer moradia para esses pacientes, com acompanhamento psiquiátrico e avaliação periódica feita pelo CAPS, através de uma equipe qualificada e preparada para lidar com casos dessa natureza.

Na oportunidade, Bárbara Vaz adiantou que o Ministério da Saúde (MS) deve liberar recursos no valor de 20 mil reais para o município, visando a expansão de atendimento da rede municipal de saúde mental. Segundo ela, até o final de outubro esses repasses serão regularizados.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, essa verba deverá ser investida na construção de uma residência terapêutica para acolher os internos do Sanatório Espírita São Vicente de Paula, que passou a ser de responsabilidade do município por determinação da Justiça. “A prefeitura já está providenciando diversas melhorias no sanatório, que a partir de agora vai funcionar como residência terapêutica, com avaliação e acompanhamento psíquico. No local vamos fazer uma pintura, melhorar a infraestrutura dos banheiros, acabar com a insalubridade nos quartos e comprar equipamentos para melhoria do atendimento aos internos”, explica o prefeito.

“Estamos aqui porque queremos ser parceiros do município. Viemos compartilhar experiências no intuito de vencer as barreiras impostas pela sociedade no tratamento aos doentes mentais, além de capacitar as equipes do CAPS para este trabalho. Lembrando que o vínculo familiar é de suma importância neste tipo de tratamento”, esclarece a Assessora Técnica da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde (MS), Bárbara Coelho Vaz.

Neste sentido, a Coordenadora do CAPS em Morrinhos, Maiza Barros Pinheiro, informou que recentemente os profissionais da instituição participaram de um intercâmbio em São Bernardo do Campo, São Paulo, chamado de percurso, que tem como objetivo capacitá-los e articulá-los para o atendimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. “Visamos aprimorar as técnicas e o conhecimento dos nossos profissionais para implementação da Rede e o desenvolvimento da Saúde Mental e Social do município. Para tanto, o CAPS avalia e acompanha periodicamente os pacientes (usuários da Rede) que apresentam transtornos mentais graves”, observa.

O que é o CAPS?
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tem como finalidade, prestar atendimento ambulatorial a pacientes com transtornos mentais graves e dependentes químicos que queiram tratamento. A filosofia do órgão é substituir a internação desses pacientes em hospitais psiquiátricos e manicômios através de tratamento terapêutico especializado.

“Após ser encaminhado ao CAPS, o paciente passará por uma triagem no serviço e sendo constatada a real necessidade de acompanhamento no programa, o mesmo será acolhido em seu sofrimento para que possamos começar a construir vínculos terapêuticos e de confiança entre profissionais, paciente e familiares, para que se possa traçar a melhor estratégia para o tratamento desse indivíduo”, explica a Coordenadora do CAPS em Morrinhos, Maiza Barros Pinheiro.

Atualmente em Morrinhos o órgão conta com uma equipe de nove profissionais especializados para atender pacientes com transtornos mentais. Dentre eles, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, um educador físico, uma enfermeira, dois médicos psiquiatras e duas pessoas que atuam na área administrativa.

Por Ellen Ribeiro