OK DSC_0038

O Ministério das Cidades do Governo Federal acatou pedido da Prefeitura de Morrinhos para liberação de recursos para a construção de mais 150 casas populares em Morrinhos. A informação é do Prefeito da Cidade dos Pomares, Rogério Troncoso.

Há um mês, o prefeito Rogério Troncoso se reuniu com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, para pleitear o andamento do projeto das casas populares que tramitava no órgão desde o final de 2014. “No entanto, todos sabem que neste período de crise a União também passa por dificuldades financeiras e isso torna o processo mais lento e mais demorado em todo Brasil”, esclarece Troncoso.

Rogério salientou que no ano passado dentro do Programa “Entidades” não houve a liberação de recursos para nenhum projeto. Mas no final de 2015 e início de 2016 foi liberada a primeira etapa dos recursos do Governo Federal, sendo que a segunda etapa saiu neste mês de abril. “Nesta segunda etapa, Morrinhos foi contemplada com recursos para a construção de mais 150 casas populares em nossa cidade, dentro do Programa Entidades. Agora vamos trabalhar para que essas casas se tornem realidade. Elas serão construídas no setor Darcy Chaves e esperamos dar andamento nos próximos meses”, enfatiza.

“O mais difícil nós já conseguimos que é a aprovação para a liberação dos recursos no Ministério das Cidades. Esta foi uma vitória muito grande, uma vez que no meio de inúmeras solicitações, o nosso projeto foi aprovado e a cidade foi contemplada com mais esse benefício. Nosso objetivo agora é trabalhar na operacionalização disso para que as casas fiquem prontas e atendam quem realmente precisa”, salienta Rogério Troncoso.

A Categoria Entidades integra o Programa Minha Casa Minha Vida e visa atender às pessoas que possuem renda familiar de até 1.800 reais (faixa 1). São aqueles que fizeram a inscrição junto à Secretaria Municipal de Habitação e tiveram seus cadastros aprovados pela Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Outros benefícios
Segundo dados da Secretaria Municipal de Habitação, nesta gestão, o prefeito Rogério Troncoso já viabilizou 150 casas (50 já foram entregues e as outras 100 serão entregues aos novos donos até meados de junho); 300 lotes foram entregues recentemente pela prefeitura para que os beneficiados possam construir a casa própria; a regularização fundiária caminha a passos largos, pois já foram entregues mais de 900 escrituras à população.

E agora caminha para concretização a realização do sonho de mais 150 morrinhenses: possuir a casa própria e sair do aluguel.
Um outro projeto para construção de mais 150 moradias populares também está em andamento na Agência Goiana de Habitação (Agehab), em parceria com a Caixa Econômica Federal.

“Esperamos atingir para este ano até o início de 2017 a marca de mais 300 casas entregues à população de Morrinhos”, finaliza o prefeito.

Ouça a entrevista do prefeito Rogério Troncoso sobre o assunto:

Por Ellen Ribeiro