OK DSC_0047
A Prefeitura Municipal de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, receberam os novos conselheiros (12 titulares e 12 suplentes) para posse do Conselho Municipal do Idoso, nesta quinta-feira, 3 de julho, no Gabinete do Prefeito, no Palácio dos Pomares. Eles vão atuar no período de dois anos.

Na ocasião, também aconteceu uma homenagem aos conselheiros que atuaram de forma expressiva no último mandato. Eles receberam um certificado de reconhecimento e agradecimento pela participação e contribuição no sentido de garantir os direitos dos idosos do município.

Segundo a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, a posse do novo conselho é muito importante para implementação das Políticas Públicas do idoso. “Precisamos da conscientização das famílias com relação à necessidade de acolhimento e amor que os idosos têm e também de participação no seio familiar”, ressalta.

Márcio Ayres participa do Conselho do Idoso de Morrinhos desde março de 2009. Segundo ele, ter um conselho forte e atuante faz toda a diferença. “O Conselho do Idoso tem caráter consultivo, deliberativo e interdependente. Precisa se reunir com frequência para definir as políticas assistenciais voltadas para os idosos do município”, observa.

Conselho do Idoso
O Conselho Municipal do Idoso, integrado por representantes da Secretaria Municipal de Promoção Social e de organizações da sociedade civil, tem como função articular projetos e atividades que possam contribuir para a solução de problemas que afetam os idosos.

Sua finalidade é articular, mobilizar, estimular, apoiar e deliberar sobre questões relativas à Política do Idoso em todas as suas instâncias e em consonância com a Política Nacional do Idoso.

Entre suas atribuições estão a organização de campanhas de conscientização e programas educativos para valorização dos idosos, a mobilização de comunidades interessadas na problemática dos mais vividos e o incentivo ao desenvolvimento de projetos que incrementem a participação da melhor idade nos diversos setores da atividade social.

OK DSC_0029