DSC_0020-1024x683

A mobilização contra a dengue desta terça-feira, 05 de abril, deu continuidade às ações de combate à dengue no município. Foram visitados 3.723 imóveis, no Centro de Morrinhos. Os agentes de saúde e de endemias trabalharam em 2.972 imóveis, sendo que 06 recusaram a visita; 745 deles estavam fechados e encontraram focos de dengue em apenas uma residência. A média de visitação foi de 47,12 por agente.

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Posturas, Bombeiros Militares e os agentes de saúde e de endemias, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A ação teve como objetivo conversar com os moradores e visitar as residências a fim de identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, esta luta contra a dengue precisa contar com a participação de toda a comunidade, poder público municipal e entidades civis e religiosas. “Quero parabenizar os moradores do Centro porque vemos que os quintais estão bem cuidados com o intuito de evitar a água parada. Estamos vendo os resultados das nossas campanhas de conscientização e vemos que as famílias estão preocupadas e se esforçando para acabar com o Aedes Aegypti. Todos nós juntos vamos diminuir os focos do mosquito”, salienta.

O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, explica que a secretaria tem buscado mostrar na prática os resultados das ações de combate à dengue. “Esperamos visitar o maior número possível de residências, porque o trabalho mais importante que fazemos é conscientizar as pessoas sobre sua responsabilidade de ajudar no combate. Então, cada morador precisa estar consciente de que aquele pedacinho ali, onde ele mora, é de responsabilidade dele e, portanto, é ele que tem que fazer esse trabalho de combate, que deve ser corriqueiro. Toda semana, é preciso tirar 10 minutos e fazer uma vistoria total na sua casa para ver se não tem nenhum criadouro por lá”, orienta.

Segundo André Luiz, se não houver cuidados por parte da população, em parceria com o poder público, a proliferação do mosquito da dengue é instantânea. “Quero enfatizar que não adianta combater o mosquito que está por aí voando; não adianta ficar batendo repelente, precisamos eliminar os criadouros. Só assim, estaremos combatendo a proliferação”, explica.
“Todos nós precisamos participar da guerra contra o mosquito Aedes Aegypti”, conclui o prefeito Rogério Troncoso.

Por Ellen Ribeiro