OK DSC0005

O prefeito Rogério Troncoso recebeu na manhã desta segunda-feira, 31 de agosto, em seu Gabinete, que está funcionando provisoriamente na antiga sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a visita técnica da Gerente Regional do Revezamento da Tocha Olímpica do Governo Federal, Lívia Bousquet.

O objetivo da reunião foi traçar a rota pela qual a Tocha Olímpica vai passar em Morrinhos, trazer esclarecimentos e definir o planejamento relativo ao evento na cidade. A Cidade dos Pomares deve receber o revezamento da tocha no 4º dia, saindo de Goiânia, passando por Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba e Morrinhos (no período da tarde), além do encerramento que será na cidade-celebração de Caldas Novas.

Além do Chefe do Executivo Municipal também estiveram presentes na reunião o Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana, Comandante da 10ª CIPM, Major Francisco Leônidas, Superintendente Municipal de Cultura, Davi Rodrigues, Secretária de Educação, Fabiana Toledo, Superintendente de Esportes, Toninho de Freitas, Capitão Kelvin da Polícia Militar, Superintendente de Turismo e Lazer, Rui Leite, Coordenador Geral do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), José Ricardo Mendonça, Secretário de Comunicação, Jailson Silva e representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Morrinhos.

“Queremos fazer uma grande festa em Morrinhos voltada para a cidadania e o esporte. Precisamos que a comunidade morrinhense vá para as ruas e mostre sua empolgação para com as Olimpíadas do Rio 2016. Vamos mobilizar as escolas e, para isso, já iniciamos o nosso planejamento a fim de receber a tocha olímpica na cidade”, esclarece o prefeito Rogério Troncoso.

Os interessados em ser os condutores da Tocha Olímpica em Morrinhos, devem se cadastrar no site dos patrocinadores do evento: Coca-Cola, Nissan e Bradesco até o dia 15 de outubro. Para carregar a tocha olímpica pelas ruas das cidades onde haverá o revezamento, todos os interessados devem primeiro se cadastrar e solicitar pessoas para também fazerem suas indicações através dos patrocinadores, todos os morrinhenses que possuem histórias de vida curiosas e de contribuição para a sociedade, também devem fazer suas inscrições.

Segundo a Gerente Regional do Revezamento da Tocha Olímpica, Lívia Bousquet, o papel de cada cidade é planejar o evento com antecedência para que a população entre no clima das Olímpiadas Rio 2016. “Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas, criando a ideia de pertencimento, mostrando que as Olimpíadas são de todos os brasileiros”, salienta Lívia.

Revezamento em cada cidade
A chama da tocha olímpica vai sair da Grécia e precisa chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 05 de agosto. Cerca de 300 cidades deverão participar do revezamento, totalizando de 90 a 95 dias percorrendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

No total, 12 mil condutores vão carregar a Tocha Olímpica, percorrendo 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas aéreas. Cada dia do Revezamento tem aproximadamente 12 horas de duração e geralmente começa em torno das 7 horas da manhã e move-se entre três a quatro cidades por dia.

A data e a hora do revezamento em cada cidade são determinadas pelo Rio 2016, com base na rota completa. A data e a hora são fixas e não podem ser alteradas pela cidade. A distância percorrida pelo revezamento e o tempo gasto em cada cidade são determinadas pelo Rio 2016, com base no tamanho da cidade e no número de cidades visitadas naquele dia. Cada condutor da tocha corre por aproximadamente 200 metros.

OK DSC0001

Por Ellen Ribeiro