OK DSC_0062

OK DSC_0001 (2)

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Conselho de Alimentação Escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, realizou uma solenidade de abertura oficial do Projeto “Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar no marco da iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025”, na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura.

Na ocasião, o prefeito Rogério Troncoso parabenizou o trabalho feito pela Coordenação de Merenda Escolar do Município e agradeceu a participação dos países da América Latina e Caribe. “Somos uma cidade de médio porte que foi escolhida para sediar este encontro por apresentar bons índices na avaliação da merenda escolar. Também é importante a gente compreender que 50% da verba da merenda escolar vem do Governo Federal e os outros 50% são recursos municipais. No entanto, os recursos são poucos, mas temos feito de tudo para aplicá-los de forma a atender todas as escolas. Nossa equipe da Merenda Escolar também tem se esforçado para montar um cardápio criativo, nutritivo e de baixo custo. Agradeço ainda a presença de todos esses países que vem a somar esforços e conhecimentos conosco”, enfatizou.

O evento contou com a participação de 25 países, num projeto que visa a integração e o intercâmbio de conhecimentos relacionados à merenda escolar. Estiveram presentes representantes de Belize, Granada, Jamaica, Santa Lúcia, Paraguai, Honduras e Peru, além da Representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, Miriam de Oliveira.

O encontro teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de políticas locais de alimentação escolar com enfoque no direito humano à alimentação, por meio da oferta de uma alimentação adequada, saudável, sistemática, universal e sustentável dos países participantes.

Estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete, e demais vereadores, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morrinhos, Uelson Narcísio, Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, Secretário Municipal de Agricultura Familiar, João Donizeti, e representantes de sindicatos, produtores rurais e agricultores familiares, dentre outras lideranças.

“Fomos recebidos de forma acolhedora e receptiva pelos morrinhenses e estamos muito felizes por estar aqui hoje. Sairemos daqui com uma bagagem de conhecimento muito maior e, também, pudemos compartilhar as experiências relacionadas à alimentação escolar que estão ocorrendo em vários países do mundo”, observa a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, Miriam de Oliveira.

Emílio Montero é de Belize e veio representar o Caribe na cerimônia. “Aprendi muito com vocês e pude perceber que o Brasil não é somente o País do futebol. Belize é muito pequeno e está dando os passos iniciais com relação à alimentação escolar. Vou levar todo esse conhecimento adquirido para lá e, com certeza, levarei memórias adoráveis do Brasil”, compartilha.

Na sequência do evento, os participantes estrangeiros visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil Infância Protegida, no setor Morro da Saudade, a Escola Municipal Celestino Filho e almoçaram na Escola Municipal Olga Hannun de Castro Rosa, no Jardim Romano, juntamente com as autoridades de Morrinhos.

Eles também visitaram a Cooperativa dos Agricultores do Município de Morrinhos (Cooperfat), as propriedades dos agricultores familiares e também a Indústria de Polpa de Frutas da Agricultura Familiar, na Região Vauzinho.

Merenda Escolar de Morrinhos
Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, explicou que o fornecimento de alimentos para a Merenda Escolar em Morrinhos é feito pelos Agricultores Familiares, através da Cooperativa dos Agricultores do Município de Morrinhos (Cooperfat), que foi escolhida pelo Governo Federal para recepcionar a visita técnica para o “Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar no marco da iniciativa da América Latina e Caribe Sem Fome 2025”.

A Cooperfat, que surgiu em 1998, é pioneira na construção desta ferramenta que vem viabilizando o exponencial crescimento da oferta de gêneros da agricultura familiar na alimentação escolar. “O cardápio é elaborado pela Nutricionista da SEMED, lembrando que os agricultores familiares fazem o mapeamento dos melhores alimentos para serem distribuídos às escolas”, salienta Fabiana.

Segundo a Secretária de Educação, atualmente 5048 alunos das escolas municipais e conveniadas são atendidos pela Merenda Escolar, que garante maior rendimento escolar.

OK DSC_0002 (2)

OK DSC_0099