OK DSC_0299

OK DSC_0117

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres do Município com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, com a presença da Deputada Estadual e Secretária de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges, nesta quarta-feira, 16 de setembro, na sede da Associação Comercial e Industrial de Morrinhos (ACIM).

“Temos avançado muito no município no sentido de inserir a mulher na sociedade e no mercado de trabalho. Todos os nossos projetos e ações sociais visam isso”, explica a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

Para o prefeito Rogério Troncoso, a Conferência é mais um passo dado no sentido de garantir políticas públicas voltadas para as mulheres. “Acreditamos que a contribuição da mulher é essencial para a comunidade e as famílias morrinhenses. Essa luta é de todos nós. Por isso estamos incentivando a participação feminina, inclusive na disputa de cargos eletivos que decidem os rumos do País”, salienta.

A Deputada Estadual e Secretária de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges, destacou a importância do empoderamento feminino. “As mulheres precisam lutar pelos seus direitos na sociedade e também pela igualdade de gêneros. As mulheres precisam conquistar seu espaço, tendo em vista que não estamos disputando lugar com os homens, estamos apenas buscando o nosso. Parabéns por esta conferência, uma iniciativa que vai incentivar e amparar muitas mulheres”, enfatizou a deputada.

A Conferência é um espaço de participação popular democrática, tendo com principal desafio traçar estratégias para avançar, apontando os caminhos e os mecanismos que contribuam para o fortalecimento das Políticas Públicas para as mulheres.

Na oportunidade foi projetado um vídeo da Ministra Eleonora Menicucci que deu boas vindas às participantes e ressaltou que a luta pelos direitos das mulheres deve ser contínua, sendo que as conferências municipais e estaduais só vêm a contribuir neste sentido.

Apresentações e homenagens

Durante a programação a Comitiva da Casa da Amizade do Rotary Club de Morrinhos e Rotary Club Cidade dos Pomares prestaram uma homenagem à senhora Rosete Coelho Rocha (In memoriam) pelos relevantes serviços prestados à comunidade morrinhense, como Conselheira de Direitos, sempre lembrada pela presteza e apoio aos trabalhos sociais do município. Ela também atuou diretamente nos conselhos municipais do idoso e da mulher, como representante da Casa da Amizade do Rotary Club de Morrinhos.

A programação teve uma apresentação musical do Coral Pedras Preciosas, da Igreja Assembleia de Deus, e também uma apresentação cultural do Grupo de Ballet do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do Setor São Francisco de Assis. Reyza Santos ainda homenageou as mulheres cantando a música “Essa Mulher Sou Eu”.

Dentre as homenagens estão a dos jovens aprendizes do Programa Pró-Cidadão que agradeceram o Superintendente Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social do Trabalho, Edgar Lourencine, pelo incentivo ao Programa Menor Aprendiz do município. A Associação dos Padres e Religiosos Estigmatinos de Assistência e Instrução Popular do Projeto Condor homenageou a Deputada Estadual e Secretária de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges, em reconhecimento ao Programa Pão e Leite.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Rogério Troncoso; primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral; Subsecretária Regional de Educação, Cleide Mara Ribeiro de Souza; Representante do Conselho Estadual da Mulher, Dila Rezende; Presidente do Conselho Municipal da Mulher e Coordenadora da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial de Morrinhos, Cleonice Terezinha de Oliveira; Superintendente Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social do Trabalho, Edgar Lourencine; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Timbete; Relator Geral da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, José Henrique Rodrigues Machado; vereadora Núbia Ferreira; Secretário Municipal de Saúde, André Luiz; e representante da Secretaria Municipal de Educação, Edith Matheus.

Debates

A Representante do Conselho Estadual da Mulher, Dila Rezende, ministrou a palestra “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Os trabalhos foram encerrados com dinâmicas, Leitura do Regimento Interno e sua aprovação, apresentação dos grupos de trabalho, aprovação dos eixos I, II, III e IV, eleição dos delegados para a Conferência Estadual e entrega de certificados.

OK DSC_0109

OK DSC_0135