Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, destaca importância do Cartão do Programa Energia Solidária

Terezinha

Sempre atento às necessidades das pessoas de baixa renda do município, o prefeito Rogério Troncoso, cumprindo mais uma promessa de seu Programa de Governo, instituiu, através da Lei n° 2.953, de 22 de maio de 2013, e sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o Programa Energia Solidária, que visa custear parte das faturas de eletricidade das famílias de baixa renda, concedendo, mensalmente, um subsídio no valor de 30 reais na tarifa de energia elétrica. Previsto, inicialmente, para durar por três anos consecutivos e objetivando amparar famílias que estão em situação de risco, a primeira etapa do Programa Energia Solidária, foi inaugurada na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim, quando 400 pessoas que, comprovadamente, preencheram os critérios estipulados pela Lei, receberam o seu cartão. Entre as exigências para concessão do benefício, estão: renda familiar de até 1.500 reais, possuir conta de energia em seu nome e ter consumo de 150 kilowatts/mensal.

“O Cartão de Energia Solidária foi idealizado pelo prefeito Rogério Troncoso, cuja preocupação com as famílias de baixa renda tem sido uma tônica de sua administração”, declarou a Secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral. A Secretária destacou, ainda, que, em suas três etapas, a previsão é de que o programa, até o final de 2015, atenda a 700 famílias. Para facilitar o entendimento das pessoas interessadas na obtenção do importante benefício, Terezinha listou os requisitos intrinsicamente necessários para a obtenção do benefício: “comprovar que reside no mínimo por 3 anos ininterruptos em Morrinhos, fatura de energia elétrica em nome do beneficiário e não ter consumo superior a 150 kilowatts por mês”.

Mais adiante, a Primeira Dama do município, Terezinha Amaral, afirmou que poderão ser beneficiários do programa: “o portador de deficiência física, mental ou auditiva, que esteja sob a guarda familiar; o idoso que tem acima de 60 anos; grupos familiares em situação de risco; famílias com renda mensal de até 6 salários mínimos, cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que para o seu funcionamento demandem alto consumo de energia elétrica; e famílias inscritas no Cadastro Único de programas assistenciais mantidos pelo Governo Federal”.

Origem dos recursos
Informou, ainda, a titular da SDS, Terezinha Amaral, que os recursos financeiros para a implantação do Programa Energia Elétrica são oriundos dos cofres da própria Prefeitura. “Não há nenhum outro órgão que destinará, através de convênio, qualquer aporte de verba especial para a viabilização do Programa. Apesar das dificuldades financeiras pelas quais passa a maioria dos municípios brasileiros, atualmente, nosso prefeito, Rogério Troncoso, sempre preocupado em melhorar a qualidade de vida das famílias com baixa renda mensal, está fazendo um esforço redobrado para cumprir mais esta promessa de sua campanha eleitoral”, anotou Terezinha. “Embora o valor do benefício de 30 reais possa parecer insignificante para aqueles que têm altos ganhos mensais, para as famílias de baixa renda essa quantia significa uma expressiva economia em seu orçamento”, finaliza Terezinha.

OK Energia Solidaria - Cartao -