Terezinha

Em entrevista concedida ao repórter Jorivê Siqueira, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Rosário do Amaral, fala sobre as comemorações do Dia das Mães e aconselha pais e filhos a tomarem importantes atitudes afetivas para o fortalecimento do relacionamento familiar. Terezinha, primeira-dama de três mandatos do prefeito Rogério Troncoso, discorre também sobre a Campanha do Agasalho, edição 2015, e destaca as finalidades do projeto, salientando a importância das parcerias com entidades e órgãos governamentais que têm sido indispensáveis ao sucesso da iniciativa, de grande alcance social.

Quais eventos a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) programou dentro das comemorações ao Dia das Mães, que ocorre neste domingo (09/05)?
Terezinha – A programação será realizada em todas as escolas municipais e em todos os programas sociais. A programação é muito bonita e tem como objetivo despertar nos filhos e nos pais o sentimento da alma e do coração. É tempo de mães, pais e filhos fazerem uma reflexão sobre os valores da família. De fazerem um exame de consciência para verificar se todos da família estão sintonizados num mesmo objetivo, que é o bem-estar da família. A mãe precisa, por seu lado, tirar um pouquinho de seu tempo e refletir seriamente se ela está cumprindo seu papel de rainha do lar. Se ela está dando todo o carinho, todo o cuidado, toda a dedicação e, principalmente, todo o amor que uma mãe deve ter na criação de seus filhos, protegendo e agasalhando a todos.

O que a senhora gostaria de dizer aos filhos nesta ocasião?
Terezinha – Filhos, pensem, mentalizem e nunca se esqueçam de que não tem nada que pague um dia como o Dia das Mães; não tem lembrança maior do que um afetuoso abraço que o filho dá na sua rainha. Filhos, lembrem-se disso.
Como serão as comemorações do Dia das Mães nos programas sociais mantidos pela SDS?
Terezinha – Cada programa social, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, está encarregado de realizar o seu próprio evento comemorativo ao Dia das Mães. Orientamos os coordenadores desses programas que deem bastante ênfase quanto à temática de nossa programação: sentimentos de carinho, amor, dedicação e solidariedade, que devem sempre reinar dentro da família.

O lançamento da Campanha do Agasalho na última quarta-feira (06/05), no Centro de Eventos de Morrinhos, fez parte das comemorações alusivas ao Dia das Mães?
Terezinha – Sim, fez parte e queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que compareceram ao evento, contribuindo, assim, para o grande sucesso que teve o evento. Toda a renda auferida com a venda das cartelas do bingo e com a venda dos trabalhos artesanais, vendidos no bazar, será revertida em favor da Campanha do Agasalho.

Como os interessados poderão participar da Campanha do Agasalho?
Terezinha – Através de doações de roupas de frio, cobertores e agasalhos feitas à SDS e também participando da confecção dos agasalhos. Já temos uma lista de voluntárias que se manifestaram interessadas em colaborar neste sentido. A partir da próxima terça-feira (12/05), uma equipe da SDS estará na Vila Vida confeccionando os pijamas para os abrigos e os paletós que serão distribuídos às pessoas carentes da nossa cidade. Queremos pedir a quem quiser participar desse momento de construção e de solidariedade, trabalhando como costureira, por exemplo, que nos procure lá na Vila Vida, a partir das 8 horas da manhã, da próxima terça-feira (12/05). Nós e a população menos favorecida de nossa cidade seremos eternamente gratos a todos que se dispuserem a nos ajudar. A temperatura começa a cair e é hora de doar calor para quem precisa nesse inverno.

Como serão distribuídos os agasalhos?
Terezinha – Os agasalhos serão distribuídos pelos nossos programas sociais, na primeira quinzena de junho próximo, logo após o término da Festa da Pecuária e depois de realizada a tradicional festa junina. Estamos aguardando também uma definição da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), nossa grande parceira nessa campanha, sobre a data em que vai nos enviar os cobertores que serão entregues no encerramento da campanha. Queremos, entretanto, tranquilizar a todos que esperam ansiosos pelos agasalhos que, a campanha, iniciada ontem (06/05) – com a realização do Chá Aquecedor -, continuará até que a última pessoa, que estiver necessitando do agasalho, seja atendida. E, para tanto, contamos com excelentes parceiros, cujo apoio tem sido imprescindível para que mais essa iniciativa da SDS, seja coroada de pleno êxito.

Como nos anos anteriores, também em 2015 a SDS terá sua barraca funcionando no Parque de Exposições, durante a festa que acontecerá de 28 de maio a 8 de junho?
Terezinha – Sem dúvida. A exemplo dos anos anteriores, também em 2015 a Secretaria de Desenvolvimento Social se fará presente naquele importante evento, o mais importante para a agropecuária de nosso município. Toda a renda auferida com o funcionamento da nossa barraca será, mais uma vez, destinada à Campanha do Agasalho. E, desde já, convidamos as pessoas para marcarem presença naquela festa para visitarem a nossa barraca, onde serão servidos deliciosos pratos da nossa culinária regional. Enquanto se deliciam com os nossos apetitosos pratos típicos, colaboram para o sucesso da nossa campanha.

A comunidade tem colaborado na realização da Campanha do Agasalho?

Terezinha – Sim, a comunidade morrinhense tem respondido positivamente ao nosso chamamento para participar ativamente, não só desse projeto, como também de todos os demais mantidos pela SDS. E eu fico muito feliz com esta demonstração de solidariedade que o povo de Morrinhos tem tido para com nossas ações. Esse apoio incondicional demonstra que a nossa sociedade é bastante sensível e atenta às necessidades das famílias vulneráveis aos problemas sociais comuns hoje em nosso meio. Todos os anos agradeço muito a Deus e ao povo de Morrinhos pelo sucesso que nossas promoções vêm alcançando. Eu não poderia deixar de dizer aqui que a prefeitura, através do nosso prefeito Rogério Troncoso, tem tido uma participação fundamental nos programas e ações de cunho social de iniciativa da SDS. Rogério já disponibilizou, inclusive, uma contrapartida na realização da Campanha do Agasalho. Sinto-me muito feliz e gratificada com esse apoio que chega de todos os lados.

O que a primeira-dama destacaria como altamente positivo na administração do prefeito Rogério Troncoso?

Terezinha – Muito oportuna a sua pergunta. O que mais admiramos em Rogério, como gestor público, é que ele realmente entende a fundo as suas funções como Chefe do Executivo. Além disso, é bastante notória a sua vontade de dar o melhor de si em prol da comunidade morrinhense. Essa é a diferença que ele faz como Prefeito de Morrinhos. Até em casa, no final do expediente do dia-a-dia na prefeitura, Rogério não deixa de comentar e refletir sobre aquilo que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. A sua jornada diária de trabalho é de 24 horas. E ele não cansa nunca da labuta diária e nem desiste de seus objetivos e projetos.

É fácil ser primeira-dama, esposa, dona de casa e Secretária de Desenvolvimento Social?
Terezinha – É fácil fazer tudo aquilo que Deus nos atribui e agradeço muito a Ele por isso. É Ele que nos dá força e alegria de estar à frente de tantas responsabilidades. Agradeço a Deus todos os dias por isso. Considero-me privilegiada em poder desempenhar satisfatoriamente funções tão nobres e dignificantes. Eu falo sempre para os profissionais que estão do meu lado que o mais importante na área profissional é fazer aquilo que a gente gosta. Baseado nesta realidade, tudo que fizermos ficará bem feito. Por isso é que gosto de ser mãe, adoro ser avó, sinto muito prazer em realizar meu trabalho social, ajudando as pessoas e tenho um prazer enorme em poder colaborar com o nosso prefeito, meu esposo, pai de meus filhos e avô de minha neta. Para mim é altamente gratificante ver e compartilhar o comprometimento que ele tem com a administração de Morrinhos, que é a nossa cidade, a cidade de todos nós. É graças a esse comprometimento e às parcerias que Morrinhos vem crescendo aceleradamente, sendo hoje uma referência de responsabilidade administrativa no Sul de Goiás. Ao ver esse processo de desenvolvimento porque passa Morrinhos, lembramos o quão é importante a união de todos os segmentos da sociedade morrinhense neste contexto. Jovens, entidades, poderes executivo, legislativo e judiciário e autoridades afins devem caminhar de mãos dadas pela conquista de um objetivo comum, que é o bem-estar de todos.

Qual a mensagem que a primeira-dama deixa para as mães?
Terezinha – Eu me sinto muito feliz de ser mãe e de ter mãe. Gostaria de homenagear todas as mães na pessoa da minha mãe, que está com 92 anos, e hoje chora pela dor de ter perdido um filho recentemente em acidente automobilístico. Fico muito emocionada com tudo isso, mas, só Deus sabe o tempo e a hora de todos e apesar dos problemas e da saúde frágil, a nossa Rainha do Lar continua de pé, com a cabeça erguida e tem sempre o coração aberto para os filhos. Quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a todas as mães de Morrinhos. A todas as Rainhas do Lar, o meu abraço muito fraterno, um abraço de união, um abraço de construção.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira