O procedimento tem como objetivo cadastrar cerca de 34.000 eleitores morrinhenses. Deve ser lembrado que a falta do recadastramento impossibilita o cidadão de votar nas próximas eleições

biométrico

O Recadastramento Biométrico do eleitorado morrinhense continua sendo feito no Cartório Eleitoral da 22a Zona Eleitoral do município. O último prazo para o cidadão fazer o procedimento é o próximo dia 26 de fevereiro e, segundo informação daquela unidade, a falta do recadastramento impossibilita o cidadão de votar nas próximas eleições.

Segundo informação da chefe do Cartório Eleitoral de Morrinhos, Alcione Abadia Borges, até hoje já foram cadastrados 55% do total de 33.888 eleitores da cidade. Isso significa que ainda faltam 45% do eleitorado local para providenciarem o procedimento obrigatório.

“Caso o leitor não se regularize terá o título cancelado, podendo, assim, ser impedido de votar nas próximas eleições, além de ficar impedido de tirar passaporte e outros documentos e fazer concursos públicos”, alerta Alcione.

O prefeito Rogerio Troncoso conclama o eleitor que ainda não fez a sua Biometria que não deixe de se recadastrar, pois, estar em dia com a justiça eleitoral brasileira é algo importantíssimo para cada qualquer cidadão. “O recadastramento biométrico deve ser visto como algo sério, pois caso o eleitor não o faça ele pode ficar impossibilitado de alguns direitos brasileiros. Os eleitores de Morrinhos, que moram em outras cidades e têm familiares aqui, também devem ficar atentos para não perderem o prazo. Todos devem garantir o direito de votar e exercer sua cidadania”, lembra o prefeito.

Para passar pelo processo de Recadastramento Biométrico, o eleitor deve levar documentos pessoais, como identidade, CPF e o comprovante de endereço. Outra orientação é para que os eleitores já façam o recadastramento, não deixando para realizar de última hora, evitando assim, filas e possíveis imprevistos.

Em Goiás, 25 municípios já contam com a identificação biométrica dos eleitores. O objetivo é que até fevereiro de 2016 mais de 98 municípios goianos estejam com o sistema implantado.

Por Jorivê Siqueira