OK IMG_6617
O tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro parou Morrinhos neste domingo, 7 de setembro. Milhares de morrinhenses se aglomeraram nas ruas para assistir às apresentações das escolas municipais e estaduais sobre o tema “Independência se faz com Paz”.

A inciativa é da Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as secretarias municipais de saúde, desenvolvimento social e de Obras e Serviços Públicos (Sinap), Subsecretaria Regional de Educação do Estado e o Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos.

No total, o desfile contou com a participação de 16 escolas municipais e seis colégios estaduais, num total de 1228 alunos e 214 funcionários. Também houve a participação do Pró-Cidadão, Peti, Casmam, Ordem Demolay (Loja Maçônica Luz e Liberdade), Bombeiros Militares, Samu, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

O desfile saiu da Escola Municipal Celestino Filho ao som do Hino Nacional, após o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Rogério Troncoso, Subsecretário Regional de Educação, Élvio Rezende e Tenente Coronel da Polícia Militar, Kelver de Melo.

Para o prefeito Rogério Troncoso, 7 de setembro além de ser uma comemoração cívica, também é um momento de reflexão. “É uma festa cívica, mas também é uma oportunidade para analisar o momento pelo qual passa o País e o Estado e comemorar as conquistas do município. Deixo o meu abraço a todos os morrinhenses, alunos e profissionais da educação”, destaca.

Sob os olhares atentos e expectantes da multidão, milhares de estudantes vestindo a cor da paz, carregavam faixas, banners, placas e rufavam os tambores pedindo um basta à violência. “Essa mistura de cores, com apresentações variadas das escolas, tem o único objetivo de pedir paz urgente na sociedade, nas famílias e no ambiente de trabalho, além de caracterizar uma forma de protesto contra a violação dos direitos humanos”, salienta a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo.

Comemoração dos índices do Ideb
Além de protestar contra a violência e pedir paz, durante o desfile as escolas também comemoraram os resultados que as escolas goianas alcançaram na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Goiás saltou do 18º lugar no ranking para o primeiro lugar no Ensino Médio e segundo lugar no Ensino Fundamental, em comparação com outros estados brasileiros.

Criado em 2007, o índice é medido a partir do cálculo da taxa aprovação escolar e médias de desempenho em exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para as escolas e municípios são utilizadas as médias de desempenho da Prova Brasil; para os Estados, as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com o prefeito, as escolas de Morrinhos alcançaram boas notas na avaliação do Ideb deste ano. De sete escolas avaliadas, cinco conseguiram superar a meta, sendo que a Escola Municipal Professor José Cândido já atingiu a meta de 2015. “Deixo meus parabéns a todos os nossos alunos e professores por esta importante conquista, pois a educação é o futuro do País”, finaliza Rogério Troncoso.

Confira entrevista que o prefeito concedeu à repórter Ellen Ribeiro sobre o assunto: