Joviano Antônio Fernandes é natural da fazenda Ressaco localizada no município de Morrinhos. Nasceu no dia 20 de abril de 1926. Filho de Gustavo Antônio Fernandes e Ana Cândida da Silva. Irmão de Maria Cândida; Waldeci e Cleci (única viva até os dias de hoje).

Sua infância foi tranquila e de muito amor. Com um ano de idade mudou-se para a cidade de Água Limpa e aos 22 anos voltou para Morrinhos. Casou-se aos 24 anos com Maria Geralda Fernandes. Tiveram quatro filhos biológicos e dois adotivos que são eles: Gustavo, Reginaldo, Renato, Fernando, Sandra e Isabela.

Nos estudos foi até o primário. Era de religião católica e frequentava sempre as missas e eventos da igreja. Gostava de futebol e ajudava o América Futebol Clube. Antes de ingressar na vida política, trabalhou em um armazém e posteriormente no Hotel Aparecida, onde ficou por um ano tomando conta dos serviços hoteleiros; depois foi vendedor em outro armazém que tinha o nome popular de venda do José Mendinho e por último atuou como vendedor das Casas Pernambucanas.

Na vida política foi vereador por um mandato e depois sagrou-se prefeito. Seu maior sonho de criança era se tornar gestor. Com a permissão de Deus, teve êxito quando ficou mais velho. Seu filho Renato Fernandes seguiu seus passos, chegando ao cargo de vice-prefeito. Joviano faleceu no dia 31 de maio de 1979 aos 53 anos, deixando seu legado na cidade de Morrinhos.

Para gravar seu nome nos corações dos morinhenses, a Prefeitura de Morrinhos homenageia o saudoso ex-prefeito eleito Joviano Antônio Fernandes, célebre gestor de Morrinhos nos anos de 1966 a 1970, com a sanção da Lei nº 3.480 de 16 de outubro de 2019, que dá nome ao Centro Administrativo Municipal. O homenageado também foi vereador na Legislatura de 1958. Convém lembrar algumas das façanhas do aclamado prefeito:

•Construção do Cristo Redentor de Morrinhos;

•Implantação do sistema de esgotamento sanitário (Centro, sentido Avenida Couto de Magalhães para baixo);

•Construção do abatedouro municipal;

•Conclusão do Mercado Municipal;

•Término do Terminal Rodoviário de passageiros;

•Construção da Praça da Fonte Luminosa;

•Criação da Superintendência Municipal de Obras (antiga SUPAM);

•Construção de 38 escolas, entre construídas e reformadas;

•Iluminação dos setores Morro da Saudade e São Francisco de Assis.