dengue

Ao se aproximar o período chuvoso, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Administração e de Obras e os agentes comunitários de saúde e endemias, vai intensificar as ações de combate à dengue. Na quarta-feira (21) desta semana, no período vespertino, vai acontecer uma carreata pelas principais ruas da cidade com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir a doença. Ainda na sexta-feira (23) haverá um arrastão de limpeza nos lotes baldios dos setores Jardim Romano, Setor Cristo, Cristina Park e Setor Aeroporto, para a retirada de todo tipo de lixo e de recipientes que acumulem água parada.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, nesta primeira etapa será feita uma limpeza geral nesses bairros que possuem o maior número de lotes vagos. “Passando por esses setores, a gente vê que os lotes estão roçados e organizados, mas infelizmente a população ainda cultiva o hábito de jogar lixo em locais inadequados. Vamos fazer essa limpeza, mas pedimos mais uma vez à população que colabore conosco, jogando lixo e entulhos em locais próprios e ajudando a evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, salienta.

O Secretário ainda lembra que, mesmo no atual período de seca, os casos de dengue continuam acontecendo, apesar de ser em menor escala. No entanto, esse número tende a aumentar com o início das chuvas. “Por isso, já estamos alertando os moradores quanto aos riscos da doença. Muitas pessoas ainda não se atentaram para a necessidade de manter os quintais de suas casas sempre limpos e organizados, além de evitar materiais que acumulem água”, esclarece André Luiz.

Neste ano, a campanha contra a dengue em Morrinhos foi antecipada em três meses, com o objetivo de fazer um trabalho preventivo e eficaz, a fim de conscientizar a população de que cada um precisa fazer a sua parte.

Uma dessas ações de conscientização da prefeitura foi o lançamento do álbum de figurinhas “Todos contra a dengue” para os alunos da rede municipal e estadual de educação, além das escolas conveniadas.

Em entrevista à repórter Ellen Ribeiro, o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, fala sobre os eventos desta semana:

Por Ellen Ribeiro