OK DSC_0206

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado de Goiás, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou a campanha educativa Detranzinho hoje pela manhã, 26 de março, com uma palestra sobre Educação no Trânsito para os alunos da Escola Municipal Olga Hannun de Castro Rosa, no Jardim Romano.

No período da tarde, os estudantes do 1º ao 5º ano também participaram de uma blitz educativa, em frente ao Colégio Estadual Xavier de Almeida. Enquanto a Polícia Militar parava os carros, os meninos e meninas abordaram os condutores, explicaram sobre a importância de seguir as regras de trânsito e também entregaram panfletos explicativos.

As iniciativas têm como objetivo conscientizar crianças, jovens, adultos e toda a sociedade sobre a importância da responsabilidade no trânsito, provocando mudanças significativas no tráfego de veículos. Também visa estender o conhecimento obtido na escola à comunidade em geral a fim de incentivar as pessoas a serem motoristas conscientes.

Durante a palestra foram abordados temas sobre o fluxo do trânsito, como atravessar a rua corretamente, importância da utilização do cinto de segurança e da faixa de pedestres, vias utilizáveis e tráfego de pessoas, dentre outros.

As crianças ainda puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Elas montaram uma cidade cenográfica do trânsito intitulada “Minha Cidade Legal”. Consiste em um tapete pedagógico com seis quadrantes em que os alunos constroem, de forma lúdica, uma  minicidade utilizando blocos de montagem. A iniciativa faz parte da metodologia do “Aprender Fazendo”, da Lego Education, a qual estimula os alunos a buscarem formas de contribuir para melhorias no trânsito, o ir e vir das pessoas e comportamento seguro.

“Aprendi que devemos respeitar as regras de trânsito, atravessar a rua corretamente e usar o cinto de segurança”, ensina Beatriz Barbosa, de 10 anos.

A campanha educativa Detranzinho vai até o dia 11 de abril com palestras nas escolas municipais da zona urbana e rural, além de blitz educativas nos principais pontos de Morrinhos. As ações de Educação para o Trânsito terão continuidade durante a Semana do Trânsito, entre os dias 18 a 25 de setembro, deste ano.

OK DSC_0060

Governo da Cidade de Morrinhos. O povo em primeiro lugar!