Campanha de Vacinação contra a Gripe continua
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h44
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, continua a Campanha de Vacinação contra a Gripe, no Centro Municipal de Saúde e em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) do município, das 8 às 16 horas, até serem atingidas as metas de imunização dos grupos prioritários.
Até agora foram vacinadas 7.664 pessoas (79,82%), sendo que a meta é imunizar 9.602 (100%) dos grupos prioritários de idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérpuras, pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas.
Veja os números gerais da vacinação, com a porcentagem das pessoas imunizadas até agora em Morrinhos:
Idosos- 83,19%
Crianças- 81,60%
Gestantes- 58,44%
Trabalhadores da saúde- 68%
Puérpuras- 87,50%
Pessoas privadas de liberdade- 100%
A vacina é trivalente e combate a Influenza B e os vírus do H1N1 e H3N2. Ela tem como objetivo imunizar alguns grupos de risco prioritários. Dentre eles, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérpuras até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Josyane Cruvinel, salienta a importância da prevenção a fim de evitar o contágio. “Tomar a vacina é uma das melhores formas de evitar a contaminação. Orientamos as pessoas a adotarem alguns cuidados para evitar o contágio: lavar as mãos e as vias aéreas superiores com água morna e sal, fazer gargarejos, fazer a higiene corporal e limpeza das narinas”, esclarece.
Josyane ainda salienta que as famílias devem ter um cuidado especial com as crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, já que os mesmos possuem a imunidade mais baixa e se tornam mais vulneráveis.
“Decidimos dividir os grupos para facilitar a aplicação da vacina, evitar grande aglomeração de pessoas e atender todos aqueles que necessitam ser imunizados. Tenho certeza que a nossa meta será alcançada e todos os grupos prioritários serão atendidos”, finaliza a coordenadora.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro