DSC_9995

DSC_9990

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está realizando durante todo o mês de maio a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ápice da iniciativa foi uma caminhada que aconteceu nesta sexta-feira, 20 de maio, pelas principais ruas de Morrinhos, com a participação de todas as escolas das redes municipal e estadual de educação, além das unidades de ensino particulares.

O evento contou com a parceria da Subsecretaria Regional de Educação, Secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, todos os Programas Sociais da Prefeitura, Pró-Cidadão, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Bombeiros Militares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, a caminhada é de suma relevância porque chama a atenção da comunidade para o assunto. “Caminhando pelas ruas da nossa cidade e falando sobre o tema, toda a sociedade vai se envolver e nos ajudar a combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes”, destaca.

Conforme explica a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, é preciso quebrar tabus e falar sobre o assunto de forma aberta e franca. “Fizemos palestras de orientação em todas as escolas do município, procurando mostrar a realidade do problema a fim de buscar soluções, chamando a atenção da comunidade para ajudar e denunciar casos suspeitos, através do Disque 100”, orienta.

“Queremos agradecer a presença de cada aluno, professor, diretor e educador aqui presentes. As crianças são o jardim da nossa vida e protegê-las é um dever de toda a sociedade. Por isso, cada pessoa precisa fazer uma reflexão e analisar a responsabilidade da família, escola e de outras entidades”, argumenta a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

A caminhada, que lotou as ruas, teve como objetivo chamar a atenção da comunidade morrinhense para a importância de combater e denunciar os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

De forma geral, o Projeto “Faça Bonito” visa sensibilizar e envolver toda a população de Morrinhos em uma grande mobilização nacional, a fim de romper o “código de silêncio” no combate à violência, à exploração e ao abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes.

“Lembramos que nosso objetivo principal é trazer as informações necessárias para que tenhamos condições de combater a violência, a exploração e o abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes, proporcionando atendimentos psicossociais em cada caso e incentivando para que toda a sociedade se mobilize e denuncie situações suspeitas”, ressalta a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cicília Souza.

Participaram da mobilização alunos e educadores das seguintes escolas municipais: Celestino Filho, Eudóxio de Figueiredo, Dom Bosco, Professor José Cândido, Olga Hannun de Castro Rosa, Mary do Carmo, Kleyton de Sousa Peres, Humberto Jacinto Pereira, Infância Protegida e Alice Ferreira do Carmo.

Também marcaram presença estudantes e educadores das escolas estaduais Rotary, Colégio Estadual Xavier de Almeida (CEXA), Alfredo Nasser, Mariquita Costa, Sylvio de Mello, Senador Hermenegildo de Morais, Sylvio Gomes de Melo Filho, Colégio Estadual Coronel Pedro Nunes e Gertrudes Lutz.

DSC_9953

DSC_9957