OK DSC_0005

O número de ocorrências de dengue e chicungunha têm aumentado em todo o País rapidamente. Por isso, cumprindo determinações do prefeito Rogério Troncoso, a Secretaria Municipal de Saúde dará início às ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Morrinhos, nesta segunda e terça feira, 23 e 24 de fevereiro, no Setor Morro da Saudade I.

Até agora, já são 98 os casos de dengue confirmados no município. A intensificação das ações vai começar pelos locais com maiores focos do mosquito da dengue. Assim, as equipes de agentes de saúde e agentes de endemias vão atuar durante dois dias (segunda, terça da próxima semana) visitando as residências do Morro da Saudade e incentivando a população a fazer a limpeza. Além disso, também será feita a filmagem com o drone nas calhas e lajes das casas com o objetivo de identificar focos do mosquito.

No total, a expectativa é visitar 570 imóveis do setor, com a participação de 10 equipes compostas por um agente de endemias e um agente de saúde, totalizando 20 pessoas. Eles vão orientar os moradores e identificar focos do mosquito, ajudando na retirada de materiais do quintal que acumulam água. Também será feita a divulgação em carro de som em todo o bairro.

Conforme explica o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, para que as ações sejam bem sucedidas é fundamental que a população participe ativamente da campanha. Ele faz um apelo veemente à população, no sentido de que participe ativamente da campanha, ajudando no combate ao mosquito que evoluiu e não escolhe mais o local onde colocar seus ovos e, por isso, fica cada vez mais difícil de combatê-lo.

“O mosquito evoluiu e hoje ele não põe seus ovos somente na água limpa e parada. Hoje, o Aedes aegypti se modernizou e não escolhe mais onde botar seus ovos. Não importa se a água é suja e barrenta, pois onde tem água parada ele se instala”, avisa o secretário.

Para combater esse hóspede indesejado nas residências é preciso eliminar os criadouros das residências em calhas, lajes e retirar do quintal embalagens, pneus velhos, tampinhas de garrafas, latas e plantas que possam servir de abrigo. Também é necessário tampar bem as piscinas, caixas d´água, lixeiras e vasos de plantas.