bacia

A Prefeitura de Morrinhos promove, nesta quarta-feira (23), às 8 horas, uma solenidade festiva, com café da manhã para os convidados, para o lançamento do Programa “Protegendo as Nascentes do Córrego Pipoca”. O evento terá lugar na Chácara de Junin Pantaleão, situado nos fundos do Parque de Exposições Sylvio Gomes de Mello Filho e contará com a presença do prefeito Rogério Troncoso, vereadores, secretários municipais e outras autoridades locais.

O Programa, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Obras e Superintendência Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Saneago, tem como objetivo geral a recuperação dos impactos ambientais causados pelo uso e ocupação da Micro Bacia do Córrego Pipoca, tendo em vista a importância da mesma para o fornecimento da água potável de boa qualidade para a população de Morrinhos.

As quatro medidas propostas no projeto de revitalização daquela micro bacia, considerada a mais importante para o Município de Morrinhos, são:

1 – a elevação dos terraços implantados, visando evitar o assoreamento das nascentes, totalizando aproximadamente 5.200 metros de terraços;

2 – a construção de 30 bacias de contenção, nos pontos críticos para a captação de águas pluviais;

3 – construção de 5.000 metros de cerca de arame liso, objetivando cercar as Áreas de Preservação Permanente nas propriedades onde a exploração pecuária é praticada;

4 – e o Plantio de aproximadamente 10.000 mudas de espécies florestais nativas em suas margens, visando à recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

“Com a crescente demanda por água potável, proveniente do aumento populacional, ocorrido nos últimos anos, a preocupação com a preservação da Micro Bacia do Córrego Pipoca tem sido cada vez maior, principalmente pelos cortes de abastecimento experimentados por boa parte da população nos períodos críticos. Além da água, a micro bacia tem sua importância pela exploração econômica voltada para a agricultura e pecuária. Assim, os trabalhos de preservação e recuperação ambiental da bacia são fundamentais, para a melhoria da quantidade e da qualidade de água do manancial, justifica o prefeito Rogério Troncoso, falando sobre o programa.

O custo total do projeto, que foi iniciado em maio de 2015, está orçado em R$ 127.900,00 e seu término está previsto para abril de 2016, de acordo com o cronograma de atividades.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar