CAN_2331

A saúde bucal tem ganhado atenção especial em Morrinhos, tanto na zona rural quanto na zona urbana. A população rurícola do município pode contar com o tratamento odontológico de graça levado pelo odontotrailer, de acordo com o roteiro anual, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. O odontotrailer dispõe de um consultório equipado para atender aos diferentes tipos de demanda, como obturação, extração, fluoretação, escovação e profilaxia.

“O nosso consultório odontológico móvel tem a finalidade de ampliar a cobertura odontológica gratuita que a prefeitura já oferece nos nossos PSFs, espalhados pelos bairros da cidade. Com o odontotrailer queremos facilitar o acesso das pessoas que residem na zona rural e que, igualmente, também têm direito a esse benefício. Quero ressaltar aqui que temos feito significativos investimentos na ampliação dos serviços de todas as nossas unidades de saúde com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo. Hoje, a população morrinhense convive com uma nova realidade na área de saúde e todo esse processo de mudança também passa pela saúde bucal”, destaca o prefeito Rogério Troncoso.

Confira o roteiro de atendimento do odontotrailer, na zona rural, para o ano de 2015:
Mês de maio:
04 a 16/05 – Capela do Barreiro
18/05 a 04/06 – Capela do Bom Jardim das Flores

Mês de junho:
08 a 26/06 – Escola do Trevo de Pontalina

Mês de julho:
29/06 a 03/07 – Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na saída para Caldas Novas
20 a 31/07 – Posto da Polícia da Rodoviária Estadual (PRE), na saída para Caldas Novas

Mês de agosto:
03/08 a 04/09 – Escola do Rancho Alegre

Mês de setembro:
08/09 a 25/09 – Região do Currião, em local ainda a ser definido

Mês de outubro:
05/10 a 06/11 – São Domingos

Meses de novembro e dezembro:
09 a 20/11 – Serra e Serrinha
23/11 a 10/12 – Tijuqueiro

O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, disse que a presença do odontotrailer no município dá uma grande contribuição para as pessoas que necessitam de atendimento odontológico. “Com o nosso odontotrailer estamos também presentes na zona rural, ampliando, desta maneira, o número de pessoas que precisam de tratamento dentário e que não podem se deslocar de suas residências até a cidade”, explica.

O Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Morrinhos, Pedro Dallara, aconselha: “um dos principais cuidados que a população precisa ter é com a higiene bucal, escovando os dentes e usando fio dental, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições. Com o odontotrailer estamos fazendo a nossa parte, contribuindo para que também os moradores da zona rural cuidem bem de seus dentes evitando, assim, problemas mais sérios”, conclui o coordenador.

CAN_2498

Por Jorivê Siqueira