OK PAI-PRESENTE

Uma parceria entre a Prefeitura de Morrinhos e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) traz a Morrinhos o evento, agendado para o período de 3 a 7 de agosto próximo.A finalidade é intensificar o reconhecimento espontâneo de paternidade, através do exame de DNA, se for necessário.

Será realizada em Morrinhos, no período de 3 a 7 de agosto próximo, a Semana Estadual de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade, numa parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). As ações do projeto terão lugar no Fórum local.

O projeto é vinculado ao Programa Pai Presente, instituído pelo Tribunal de Justiça de Goiás e gerenciado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), e tem a finalidade de intensificar o reconhecimento espontâneo da paternidade, através do exame gratuito de DNA, se for necessário, reduzindo, assim, o quantitativo de cidadãos que não possuem o nome do pai no registro de nascimento, fortalecendo o vínculo parental.

Além do relevante alcance social, o projeto desafoga as ações judiciais e assegura o direito pleno de crianças, adolescentes e adultos de terem o nome do pai na certidão de nascimento de forma célere.

Antes do início do evento, será realizado, em data ainda a ser marcada, um treinamento para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas aos servidores da justiça da Comarca de Morrinhos, que efetuarão todas as ações pertinentes ao projeto, para que o reconhecimento espontâneo de paternidade possa ser efetivo.

Como proceder

Os interessados em buscar a identidade paterna em seu registro de nascimento deverão comparecer, dia 24 de junho na Rua 1 número 24, Morro da saudade 2 ou no Prefeitura em Ação que acontece nós próximos dias 26 e 27 de junho na Escola de Educação Infantil Diogo Apolinário, portando os seguintes documentos:

– Documento de identidade da mãe;

– Certidão de nascimento do filho ou da filha;

– Comprovante de endereço;

– Indicação do nome e localização do suposto pai.

Por Jorivê Siqueira