carnaval terezinha

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove esta semana dois dias de Carnaval para as centenas de crianças, adolescentes e idosos, atendidos pelos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura. Com o tema “Carnaval, Saúde e Alegria”, dois bailes serão realizados no Clube da ARE (Associação Rodoviária Esportiva) nesta quarta-feira (3), para as crianças e adolescentes, no horário das 13 às 16 horas e na quinta-feira (4) para os idosos, entre as 14 e 19 horas.

carnaval idosos

Os dois bailes, que prometem muita alegria e descontração, contará com a participação dos Programas Sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos seguintes polos: Polo I (Setor Central), Polo II (Jardim Romano), Polo III (Idade Feliz) e Polo IV (Vila Nova), Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do Setor São Francisco de Assis, Vila Vida, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Escola de Reabilitação Alice Ferreira do Carmo, Pró-Cidadão, Guarda Mirim, Casmam e Núcleo de Assistência Social Bolsa Família.

carnaval criançãs

Durante os bailes de Carnaval dos Programas Sociais da Prefeitura serão feitas menções à necessidade da população participar das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, do Zika Virus e da Febre Amarela. As frases Xô Dengue, Xô Chikungunya, Xô Zika figurarão em cartazes e em faixas que serão espalhadas pelo salão de danças da ARE, a fim de conscientizar os foliões sobre as doenças causadas pelo mosquito, pedindo a colaboração de todos para não deixar água parada, onde o mosquito deposita suas larvas e se reproduz.

“Ao mesmo tempo em que procuramos proporcionar muita diversão, alegria e descontração às pessoas atendidas pelos nossos programas sociais, queremos aproveitar também a oportunidade para pedir que nos ajudem a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de tantas doenças terríveis que estão deixando a população em pânico. O combate ao mosquito começa dentro de nossas casas e vamos ensinar aos foliões como eliminar os focos de criação desse inseto”, explica a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha do Amaral.

Os eventos carnavalescos têm ainda a finalidade de ampliar as trocas culturais e vivências, além de incentivar a socialização e a convivência comunitária entre os participantes, por meio do carnaval tradicional, animado com canções típicas de festa.

A animação dos bailes ficará por conta da Banda Municipal Lira Santa Cecília, que tocará as marchinhas tradicionais carnavalescas. A secretária de Assistência Social, Terezinha do Amaral, Moreira, e toda equipe estarão presentes nos dois bailes, acompanhando e participando da folia.

Por Jorivê Siqueira