OK DSC_0055

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou, no último dia 26, a campanha de combate à dengue 2015 que, em Morrinhos, ganhou o nome de “Todos Contra a Dengue”.

Uma carreata com cerca de 20 veículos da área de saúde e um arrastão, feito por agentes comunitários, que fizeram a limpeza de alguns lotes baldios, foram as ações iniciais colocadas em prática pela Prefeitura, com o objetivo de, mais uma vez, despertar a população em geral sobre a necessidade de sua participação mais efetiva no combate ao terrível mosquito transmissor da dengue e da chikungunya.

O prefeito Rogério Troncoso conclama a população a participar mais da luta contra o inseto, já que 80% dos casos de dengue são originados por mosquitos criados dentro de casa.

“Todos nós sabemos que, com as chuvas e as altas temperaturas, a dengue vem com mais força e, a partir de novembro e dezembro, os casos vão aumentar e nós precisamos fazer tudo para evitar ou, pelo menos, minimizar o número de ocorrências que somente este ano, já são 1.500 notificações e 1.108 confirmações. E esses números são muito preocupantes. E nós dependemos muito da comunidade para termos sucesso na luta contra o mosquito”, enfatiza Rogério.

O prefeito, mais uma vez, enfatiza que a Prefeitura não tem condições de combater o mosquito sozinha, já que a maioria dos focos de criação do mosquito estão dentro de casa.

“Não adianta a Prefeitura fazer campanha se a comunidade não participar, eliminando os focos de criação que estão dentro de suas casas e que todos já conhecem muito bem. A participação de todos é fundamental”, salienta.

Sobre as ações iniciadas na semana passada pela Prefeitura para combater mais efetivamente a proliferação do Aedes Aegypti, o prefeito Rogério Troncoso explicou que o poder público está fazendo a sua parte recolhendo entulhos de lotes baldios, porque o manejo ambiental é indispensável para eliminar futuros focos de criação do mosquito da dengue.

“Estamos iniciando um trabalho de limpeza dos lotes vagos, fazendo a roçagem rasteira de todos eles. Esta semana, iniciamos um trabalho com o pessoal de controle das endemias e com os agentes comunitários de saúde, com a participação da Sinap para, numa espécie de arrastão, limpar todos os lotes baldios da cidade, mesmo não sendo essa uma obrigação da Prefeitura, pois essa limpeza é de obrigação dos proprietários desses lotes. Durante o arrastão, são recolhidos copos descartáveis, garrafas peti, latas vazias, sacos de plástico, ou seja, tudo aquilo que possa ser um criadouro do mosquito nós estamos eliminando”.

Praticamente todo o pessoal da Secretaria Municipal da Saúde está envolvido nas ações de combate à dengue e o prefeito Rogério Troncoso explica como esse trabalho foi iniciado.

“Estamos fazendo uma limpeza manual de todos os lotes baldios da cidade e todo mundo já deve ter visto o arrastão que vem mobilizando 30 ou 40 pessoas nessa campanha. E queremos pedir a todo mundo que, daqui pra frente, zele do seu lote, que zele também do lote ao lado de sua casa, não jogando lixo, tirando o lixo que tiver, não deixar que outros vizinhos joguem materiais descartáveis nesses lotes”, ressalta.

Mais uma vez, Rogério reitera o pedido de participação da população em seu próprio benefício. “É muito importante a participação de todo mundo. As pessoas reclamam, cobram, pois querem uma cidade limpa, uma cidade sem dengue, mas tem que haver também a sua participação. Se não quisermos ver hospitais cheios, ver os PSFs cheios e as Unidades Básicas de Saúde cheias, é extremamente necessários que todos ajudem no combate. Portanto, o pedido que fazemos é que se você tem um lote vago ao lado de sua casa, não jogue lixo lá; se você tem um lote vago em frente a sua casa, não jogue lixo lá; se já tem lixo lá, retire, pelo menos, os materiais que servem de criadouros de dengue. E quando falamos no lote do vizinho, imagine no lote da gente. Temos que zelar tanto da nossa casa quanto daquelas que estão próximas da nossa casa”, salientou o prefeito.

Mosquito-aedes-aegypti

OK Arrastão 01