Bandeira_de_Morrinhos_(Goiás)

Para ler as notícias completas, acesse www.morrinhos.go.gov.br

Prefeito participa de audiência com o Governador Marconi Perillo

O prefeito Rogério Troncoso e o secretário municipal da Habitação, Ronaldo Romero, foram recebidos em audiência pelo Governador Marconi Perillo no dia 1º, em Goiânia, em atendimento a um pedido feito pelo deputado estadual, Francisco de Oliveira, que também se fez presente. Também participaram lideranças de mais 18 municípios, que pediram a retomada de várias obras de infraestrutura que se encontram paralisadas em seus municípios, como a duplicação da rodovia Morrinhos-Caldas Novas.

Rogério reiterou pedido de repasse de verbas para realização de obras de infraestrutura, principalmente nas áreas de pavimentação asfáltica e casas populares, que são as mais carentes em Morrinhos.

Prefeito avalia como positivos resultados da Festa do Centenário 2015

Para o prefeito Rogério Troncoso, a realização da tradicional Festa do Centenário de Morrinhos, deste ano, mais uma vez superou as expectativas, com mais de 10 mil pessoas passando pela Praça da Rodoviária, onde o evento foi realizado. A população compareceu em grande número, prestigiando as atrações artísticas durante os 4 dias de realização da festa.

“Comemoramos mais um aniversário de Emancipação Política de Morrinhos em grande estilo. Foi uma festa muito boa que contou com um público excelente, principalmente no último dia em que aconteceu o show do cantor José Felipe. Nos outros dias tivemos um público razoável. Além disso, foi uma festa tranquila, sem brigas ou confusões. Os resultados atenderam àquilo que a gente esperava, pois estamos vivendo num período de crise em todo o Brasil. Acredito que os shows, as apresentações culturais e as danças atenderam às expectativas do público”, disse Rogério satisfeito.

Prefeito recebe visita para discutir implantação do novo IML em Morrinhos

O prefeito Rogério Troncoso recebeu, no último dia 02, em seu Gabinete, a Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (PTC-GO), Rejane da Silva Sena Barcelos, e o Gerente de Arquitetura e Engenharia da Polícia Civil de Goiás, José Francisco de Souza Júnior. Eles conversaram sobre o melhor local para implantação do novo Instituto Médico Legal (IML) em Morrinhos. Atualmente o órgão funciona em Morrinhos numa sala improvisada no Cemitério Municipal São Miguel e que não oferece condições satisfatórias para a realização dos trabalhos realizados pelo órgão.

Na conversa, ficou decidido que a Prefeitura vai firmar parceria com o Governo Estadual para a construção de uma nova sede do IML na cidade, doando o terreno para a construção de novas e adequadas instalações para que a Polícia Técnico-Científica em Morrinhos desempenhe suas atividades de forma satisfatória.

Prefeitura vai iniciar a construção de mais duas creches

A Prefeitura de Morrinhos já iniciou o processo de licitação para a construção de mais dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), conhecidos popularmente como creches, em Morrinhos. O processo licitatório deve ser concluído até novembro deste ano.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, a intenção é dobrar, até o final de seu atual mandato, o número de alunos atendidos por creches do município, passando de 450 para quase mil crianças atendidas.
Uma dessas creches vai funcionar no setor Genoveva Alves e a outra na Vila Nova. Cada unidade vai ter capacidade para atender 150 alunos, na faixa etária de 0 a 6 anos.

Refam 2015 facilita pagamentos de tributos atrasados à Prefeitura

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, acaba de instituir o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Municipal – REFAM 2015, de acordo com a Lei nº 3.142, de 21 de agosto de 2015, aprovada pela Câmara Municipal. O programa tem a finalidade de facilitar o pagamento de tributos e contribuições municipais atrasados, como o IPTU e o ISSQN, devidos por pessoas físicas e jurídicas e que foram constituídos ou consolidados até 31 de julho de 2015, já incluídos na dívida ativa, ajuizados ou não ajuizados.

O REFAM 2015 oferece várias medidas facilitadoras para a quitação dos débitos atrasados, como:

– redução da multa e dos juros de mora de 90% (noventa por cento) para pagamento à vista, até 30 de outubro de 2015; e
– redução de até 85% (oitenta e cinco por cento) para pagamento em até 10 parcelas. Entretanto, de forma alguma será concedido desconto sobre o valor original da dívida, sendo que a primeira parcela deverá ser paga no ato de adesão ao programa.
Os interessados na adesão ao REFAM devem procurar o Espaço do Cidadão, no Vapt Vupt, até o próximo dia 30 de outubro de 2015.

UEG de Morrinhos realiza Simpósio de História

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Morrinhos, promoveu no período de 15 a 18 deste mês, o IV Simpósio Nacional e Internacional de História, que reuniu centenas de acadêmicos nacionais e internacionais. Durante os quatro dias, os participantes discutiram abordagens sobre o tema “Sujeitos, estruturas e continuidades na História”. Importantes palestrantes nacionais e internacionais participaram do Simpósio que ofereceu cursos, conferências, palestras e discussões no campo da historiografia do século XX.

A Prefeitura Municipal apoiou totalmente a realização do Simpósio, disponibilizando materiais, equipamentos de som, espaços físicos e transporte, solicitados pela direção da UEG de Morrinhos.

Prefeito Rogério Troncoso faz um balanço do Campeonato de Motocross e do Desfile 7 de setembro 2015

A realização da 3ª etapa do Campeonato Goiano e Brasileiro de Motocross e do Desfile Cívico de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, encerraram oficialmente as festividades em comemoração aos 133 anos de emancipação política de Morrinhos.

Para o prefeito Rogério Troncoso, o Campeonato de Motocross foi uma festa tranquila onde nenhum acidente grave foi registrado e as disputas foram emocionantes, agradando muito a comunidade – crianças, jovens e adultos – que compareceu maciçamente e vibrou com as manobras radicais dos pilotos participantes, contribuindo para o grande sucesso do evento.

“O evento superou as expectativas não só pela organização, mas pelo recorde de público e a forma tranquila com que transcorreu. Agradeço à Câmara de Vereadores, comunidade, patrocinadores, organização do evento e a todos os nossos parceiros pelo sucesso desta festa esportiva. Quero aqui agradecer a todos”, enfatizou o prefeito Rogério Troncoso.

Desfile Cívico de 7 de Setembro

Para o prefeito Rogério Troncoso, o Desfile Cívico de 7 de Setembro deste ano, em Morrinhos, foi um dos mais bonitos dos últimos tempos. Segundo ele, quem acompanhou o pelotão das escolas da rede municipal e estadual passando pelas principais ruas da cidade pôde notar uma excelente organização, envolvendo a participação indispensável de alunos, professores, diretores e servidores das redes municipal, estadual e particular de educação de Morrinhos
.
“Parabenizo todas as escolas e estudantes pelo empenho e dedicação a este evento, que é sempre um grande marco cívico na nossa cidade. Agradeço também à comunidade morrinhense que compareceu em massa”, afirmou Rogério.

Dengue quase acaba, mas pode voltar com as chuvas

Durante o inverno, que está chegando ao fim – dia 23 de setembro começa a Primavera – o número de casos de dengue diminuiu expressivamente em Morrinhos e em todo o País. Nos últimos dias, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, registrou apenas 01 caso confirmado da doença na cidade. De janeiro a junho último, segundo boletim do Núcleo, foram 1.223 casos notificados e 708 confirmados.

Entretanto, a coordenadora alerta que “não podemos baixar a guarda. O período chuvoso já está chegando novamente e todas as medidas preventivas possíveis devem continuar sendo tomadas pela população, fazendo a remoção de todos os recipientes que possam acumular água. Agora é hora de limpar os quintais e deixar tudo em ótima situação para que a gente não tenha um retorno quando voltarem as temperaturas altas”, alerta Josyane.

Prefeito Rogério Troncoso marca presença em reunião do Coíndice

O prefeito Rogério Troncoso esteve presente numa reunião do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice), coordenada pela Presidente da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, Ana Carla Abrão, dia 9 de setembro, em Goiânia, ocasião em que foi apresentado o novo Índice Provisório de Participação na distribuição de recursos do ICMS.

Pela nova tabela, Morrinhos passa a ser o 16º munícipio de Goiás na arrecadação de ICMS, ganhando duas posições em comparação com anos anteriores. No entanto, esse índice pode ser ainda melhor com a divulgação do índice definitivo, que acontecerá até dezembro deste ano.

A avaliação do índice mostra que Morrinhos está, agora, à frente de cidades goianas que possuem populações maiores, como por exemplo, Caldas Novas, Goianésia e outras. O município é um dos poucos que subiu na posição do ranking em relação à arrecadação de ICMS, se comparado a 2014, tendo um aumento de 2%.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, a avaliação do Coíndice evidencia o crescimento da cidade em tempos de crise econômica. “Temos superado as expectativas, já que quando assumimos a administração municipal, Morrinhos estava na 22ª posição em arrecadação e hoje ocupa o 16º lugar em todo o Estado de Goiás, o que significa que, em dois anos, ganhamos praticamente seis posições no ranking e esperamos avançar ainda mais com a ajuda da comunidade e do nosso povo”, aposta Rogério.

Prefeito pleiteia recursos estaduais para o Programa Prefeitura em Ação

O prefeito Rogério Troncoso participou de uma reunião com o Secretário Estadual de Governo, Dr. Henrique Tibúrcio Peña, na quarta-feira, 9 de setembro, em Goiânia, quando analisaram a possibilidade da Prefeitura de Morrinhos e o Governo Estadual firmarem parcerias para beneficiar o Programa Prefeitura em Ação.

Criado pelo prefeito Rogério Troncoso, o Prefeitura em Ação leva a estrutura administrativa municipal aos bairros periféricos da cidade, para prestar mais de 20 tipos de serviços gratuitos à população, como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, 2ª via de certidão de nascimento, corte de cabelo, orientação jurídica e outros nas áreas social, saúde e educação.

“Estamos buscando uma parceria com o Governo do Estado na confecção das identidades, que é um serviço oferecido pelo Prefeitura em Ação, agilizando o trabalho e a entrega das identidades para a população morrinhense, com a participação da Polícia Técnico-Científica, além de outros serviços que o Estado também pode disponibilizar”, afirma o prefeito.

Prefeito busca recursos para implantação de mais redes de água e esgoto

O prefeito Rogério Troncoso se reuniu com o Diretor de Expansão da Saneago, Afrêni Gonçalves, na última quarta-feira, 9 de setembro, em Goiânia.

“Fomos pleitear recursos para a construção de redes de esgoto sanitário, em bairros novos da cidade, como os setores Darcy Chaves, José Genuíno de Souza e outros. Queremos entregar esses setores novos com os seus respectivos sistemas de água e energia funcionando, como manda a lei. Também já contratamos os projetos elétricos e vamos começar a executá-los. Nosso planejamento é entregar, até o final do ano, de 200 a 300 lotes com água e energia para que os proprietários possam iniciar a construção de suas moradias. Entretanto, são projetos demorados, mas estamos trabalhando para alcançar nosso objetivo”, informou Rogério.

Na ocasião, também foi discutida a possibilidade da mudança do local de captação de água, em Morrinhos, tendo em vista a expansão urbana do município. O restante da rede de esgoto do município deverá ser licitado nos próximos 30 ou 60 dias, um projeto da ordem de 12 milhões de reais, que visa alcançar a meta de ter 95% da cidade coberta pelo esgoto sanitário.

Campanha de Vacinação contra o HPV começou na última quinta-feira (17)

A meta é vacinar 1.006 meninas contra o câncer do colo do útero.

Começou na última quarta-feira (17), nas escolas municipais e estaduais, a campanha de vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos de idade para a prevenção do câncer de colo do útero. Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é vacinar 1.006 meninas na idade da pré-adolescência. A vacinação está sendo feita diretamente nas escolas das redes municipal e estadual.

O câncer de colo do útero, causado pelo HPV, é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil. Por isso, é muito importante fazer a prevenção.

Prefeitura inaugura duas bases comunitárias da Polícia Militar

A Prefeitura de Morrinhos inaugurou na última sexta-feira, 11 de setembro, duas bases de policiamento comunitário da Polícia Militar. Uma delas estará funcionando na Praça do Mercado e a outra ficará instalada no setor Vila Nova, ao lado do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, as duas bases vão oferecer mais segurança à população, além de coibir atos ilegais nas proximidades das bases de policiamento, através de rondas sistemáticas, autuações e flagrantes em pontos estratégicos, combatendo diretamente a criminalidade.

A Base Comunitária da Praça Monte Castelo recebeu o nome de Núcleo Local de Polícia Comunitária (NLP Com), leva o nome do ex-sargento da PM, Cleonilto de Souza Romão (im memorian), que prestou relevantes serviços à comunidade morrinhense.

Em construção, a mais extensa rede de escoamento de águas pluviais da cidade

A Prefeitura de Morrinhos continua a construção de uma galeria de escoamento de águas pluviais, com tubos de 100 e 80 centímetros de diâmetro, que vai beneficiar parte dos setores Cristo Redentor, Aeroporto I e II e Irinéia Chaves, entre outros. A galeria vai resolver os problemas de acúmulo de água e lama nas avenidas Coronel Fernando Barbosa e F, próximo do Conjunto Monte Verde, além de aumentar a vida útil do asfalto.

Os recursos são da própria Prefeitura e são oriundos da venda de lotes pertencentes ao patrimônio público.

Prefeito Rogério Troncoso recebe visita do Governador do Rotary

O prefeito Rogério Troncoso recebeu, em seu gabinete, a visita do Governador do Rotary International de Jataí, Distrito 4770, Sebastião Garcia, na última terça-feira, 15 de setembro. Também estiveram presentes, o Presidente do Rotary Club de Morrinhos, André Luiz, o Presidente do Rotary Club Cidade dos Pomares, Major Francisco Leônidas, a primeira-dama Terezinha Amaral e representantes da Casa da Amizade de Morrinhos.

“Temos o Rotary Club como um grande parceiro, principalmente no desenvolvimento de alguns programas da prefeitura. Todos os clubes de serviços, as igrejas e a comunidade são parceiros importantes que auxiliam o poder público municipal. E essa visita do Governador só vem reforçar essa parceria”, salientou na ocasião o prefeito Rogério Troncoso.

Saúde ainda tem vacina contra gripe

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Morrinhos, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro de Saúde Sady Carnot de Ávila, situado no Setor Noroeste, ainda dispõe de algumas doses da vacina contra a gripe. Portanto, quem ainda não se vacinou contra a doença, pode procurar o Centro de Saúde e, para esclarecer qualquer dúvida, basta ligar para o telefone: (64) 3417-2053.

A vacina é destinada aos idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, doentes crônicos — diabéticos, por exemplo — indígenas, presidiários e profissionais de saúde.

Prefeito Rogério Troncoso recebe a visita do Reitor da UEG

O prefeito Rogério Troncoso recebeu na tarde da última quarta-feira, 16 de setembro, em seu Gabinete, a visita do Reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, juntamente com a Diretora da UEG Campus Morrinhos, Marcília Romano. Também estiveram presentes os vereadores Atualber Alves, Paulinho do Helenês, Wellington Dias, Laviery Pereira, Tiãozinho do Ônibus e Dorvil Leite.

Na ocasião, eles discutiram melhorias para a UEG de Morrinhos, inclusive sobre o andamento dos trâmites para a vinda do curso de Direito para a Cidade dos Pomares, previsto para o 2o semestre de 2016. Haroldo Reimer disse que a Diretoria da UEG Campus Morrinhos já pode encaminhar para a Reitoria da instituição o projeto pedagógico do novo curso de Direito.

Aprovação de emendas garante recursos para a saúde em Morrinhos

Morrinhos vai receber 1 milhão e 650 mil reais para a aplicação na saúde. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares de autoria dos deputados federais, Célio Silveira, com 500 mil reais, Lucas Vergílio, com 150 mil, Fábio Sousa, com 500 mil e Carlos Alberto Leréia, com mais 500 mil.

O secretário municipal da Saúde, André Luiz, explica que os recursos serão aplicados na construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma no Setor Central e outra nas proximidades do Setor Olintho Cândido. Também será iniciado o processo de licitação para a construção de mais uma UBS, no Setor Noroeste.

“De acordo com o nosso planejamento, até o final de 2016, todas as nossas unidades básicas de saúde já estarão funcionando em prédios próprios, modernos e novos. Tudo isso para atender a demanda e os anseios da comunidade”, ressalta Rogério Troncoso.
Outra parte dos recursos será destinada para a compra de equipamentos para os PSFs, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital Municipal. O município também pretende adquirir um mamógrafo para a Clínica da Mulher.

Prefeitura divulga edital de concurso público para preenchimento de 253 vagas

A Prefeitura de Morrinhos divulga, a partir deste 16 de setembro, edital de Concurso Público para o preenchimento de 253 vagas em seu quadro funcional, do qual poderão participar candidatos de todos os níveis de escolaridade.
Os salários variam de R$ 788 a R$ 3.138 mil e os candidatos podem se inscrever no período de 17 de outubro a 16 de novembro de 2015 pelo site www.institutoexcelenciapr.com.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 15,50 a R$ 16,50, dependendo do cargo. O pagamento do valor da inscrição deverá ser realizado até o dia 17 de Novembro de 2015.

Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo ao seu critério verificada a compatibilidade de datas e horários.
O referido edital já foi publicado no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União e, para acessá-lo, basta ir ao seguinte endereço eletrônico: www.morrinhos.go.gov.br.

Prefeito e Vice-Governador entregam 177 cheques para reforma e construção de moradias

O vice-governador José Eliton, o prefeito Rogério Troncoso, o secretário municipal da Habitação, Ronaldo Romero, o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, o deputado federal Célio Silveira, entregaram, na sexta-feira última (18), 177 cheques reforma e construção, num total de 895 mil reais, para famílias de baixa renda de Morrinhos, em solenidade que aconteceu no Teatro Juquinha Diniz.

Na ocasião, o prefeito Rogério Troncoso agradeceu ao governo estadual pela liberação dos cheques e informou que, a partir de outubro, mais 175 cheques estarão sendo entregues, para reforma e construção de mais casas.

Rogério ainda ressaltou a preocupação que o poder público municipal tem em oferecer moradia digna para a população morrinhense. “Temos cerca de 1500 famílias inscritas nos nossos programas habitacionais e queremos, até o final do mandato, contemplá-las com casas ou lotes. Para isso temos três programas habitacionais em andamento”, anotou Rogério.

O Secretário Municipal de Habitação, Ronaldo Romero, destacou que a população já aguardava os cheques há algum tempo e agradeceu ao Governador Marconi Perillo por priorizar o pedido de Morrinhos. “Com paciência, fé e perseverança fomos atendidos. O povo de Morrinhos está feliz e nós mais ainda por poder trabalhar pelo nosso povo”, completou Romero.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira