OK DSC_0095

O Presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Vinícius Romano Cândido, em entrevista ao repórter Jorivê Siqueira, conta todos os detalhes da programação da 41ª Exposição Agropecuária de Morrinhos, um dos maiores eventos do gênero na Região Sul de Goiás. A abertura da festa, que tem uma agenda de shows com artistas de renome nacional, será na sexta-feira, dia 29 de maio, com o show de Israel e Rodolfo, com entrada franca. A abertura oficial será no dia 2 de junho, com o tradicional desfile de cavaleiros, pela manhã, e com o show de Cristiano Araújo, à noite, no Parque de Exposições Sylvio de Mello.

Vinícius, quais são as expectativas em torno da 41ª ExpoMorrinhos que começa no próximo dia 29?
Vinícius – Nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos esperando que a 41ª ExpoMorrinhos seja a maior festa de todos os tempos. Temos as melhores perspectivas com relação à feira deste ano, devido ao grande trabalho que estamos fazendo desde que terminou a festa do ano passado. Quando termina uma exposição, já iniciamos, logo em seguida, os preparativos com vistas à próxima. A grade de shows e tudo o que já está fechado para a feira deste ano nos proporciona prever que a edição 2015, da ExpoMorrinhos, seja a maior de todos os tempos.

Fale sobre os eventos programados para o dia de abertura oficial da 41ª ExpoMorrinhos?
Vinícius – Além dos grandes shows artísticos, do rodeio e de outras atrações tradicionais da exposição, este ano a abertura oficial da ExpoMorrinhos, no dia 2 de junho, será diferente. Junto com a abertura vamos realizar, pela primeira vez, a “Noite Cultural”, a cargo da Academia Morrinhense de Letras (AML). Com a “Noite Cultural” o sindicato quer homenagear figuras expressivas da cultura morrinhense. É a academia que vai indicar as pessoas a serem homenageadas.

Quais dias serão com portões abertos e quais irão ser cobrados ingressos na entrada?
Vinícius – Todo ano nós temos, dentro da programação da exposição, um dia de portões abertos. Esse dia normalmente é patrocinado, ou pelo governo municipal ou estadual ou por alguma outra autoridade. Para este ano, conseguimos uma parceria com o Deputado Estadual Marquinho do Privê, que disponibilizou, dentro de suas emendas, uma verba que vai cobrir esse dia com show e entrada franca. Para os demais shows, todos com artistas de renome nacional, serão cobrados ingressos no valor de 30 reais para inteiras e 15 reais para meia.

A ExpoMorrinhos terá novidades este ano? Quais?

Vinícius – Procuramos todos os anos introduzir alguma novidade importante na programação da nossa exposição. Este ano, teremos espaços e estruturas maiores para receber melhor o público não só de Morrinhos, mas de toda a região. As instalações do nosso parque também foram melhoradas para acolher com mais conforto o grande número de pessoas que deverão prestigiar o evento.

Há alguma mudança prevista para o rodeio?
Vinícius – Sim. Este ano o rodeio da ExpoMorrinhos terá o Humberto Júnior como locutor e traremos de volta o palhaço Juca que agradou muito o público que esteve presente na festa do ano passado. Melhoramos também a queima de fogos que é um espetáculo à parte dentro do rodeio. O parque de diversões já está praticamente montado e os passaportes para os camarotes, que proporcionam visão privilegiada para os shows, encontram-se à venda.

Como está a locação dos espaços destinados às barracas?
Vinícius – Temos a satisfação de dizer que praticamente todos os espaços e as barracas, dentro do parque, que o Sindicato disponibilizou para os interessados em comercializar seus produtos, estão praticamente locados. Estamos dando preferência para os barraqueiros que participaram de outras exposições, são parceiros que acreditam no sucesso do evento. A grande demanda por esses espaços é sinal de que a festa deste ano superará o sucesso das promoções já realizadas. E isso nos anima muito.

Os leilões são itens importantes da programação da ExpoMorrinhos. Existe alguma novidade com relação à sua realização este ano?
Vinícius – A exemplo das exposições passadas também a ExpoMorrinhos 2015 terá três leilões, que serão realizados em parceria entre o Sindicato e a Casa Grande Leilões, empresa que aluga o nosso tatersal todo ano. A renda obtida com a realização dos leilões será revertida para o Sindicato Rural. No dia 28/05, quinta-feira da próxima semana, teremos o Leilão de Gado de Corte; o Leilão de Gado de Elite da Raça Nelore acontecerá no dia 6 de junho; e o Leilão de Gado Leiteiro está marcado para o dia 7 de junho.

Quais raças estarão expostas no Parque de Exposições Sylvio de Mello durante a realização da 41ª ExpoMorrinhos?
Vinícius – Na mostra deste ano teremos a exposição de animais que, é claro, é uma das principais atrações do evento. Este ano, apenas espécimes da Raça Gir estarão competindo. Será uma exposição ranqueada – temos apenas três exposições ranqueadas no Brasil: Uberaba, Goiânia e agora tivemos a satisfação de conseguir que Morrinhos também entrasse nessa classificação. Mais ou menos 180 animais estarão em pista para o julgamento e de 20 a 25 animais no Torneio Leiteiro. Estará participando também da exposição uma vaca da Raça Gir, que ganhou o prêmio de maior produtora de leite do mundo. Ela atingiu a marca de 73 quilos de leite por ordenha. A exposição de gado será uma atração muito bonita e, para tanto, está sendo muito bem preparada. O produtor que têm interesse em aumentar sua produção, poderá ver de perto, exemplares dos animais que se destacam entre os maiores produtores de leite. Além disso, terão também a oportunidade de conhecer novas tecnologias que contribuem para dinamizar a atividade produtiva de carne e leite.

Os shows artísticos são, sem dúvida, uma das atrações que atrai maior número de público. Qual deles poderia ser qualificado como o show ponto alto da programação deste ano?
Vinícius – Todos os shows da ExpoMorrinhos geralmente são de alto nível, grandes espetáculos. Procuramos sempre contratar aqueles artistas que estão em grande evidência no cenário nacional, com o objetivo de satisfazer todos os amantes da música sertaneja. O show de Gustavo Lima, no dia 3, é o mais caro e o mais esperado em Morrinhos para este ano. Temos, no dia 30, o show com a dupla Gino e Geno, cujas apresentações sempre agradaram muito ao público morrinhense; o show de Cristiano Araújo, que é, sem dúvida, um dos maiores cantores do gênero universitário sertanejo no momento será no dia 31; no dia 4 de junho é a vez da dupla Matogrosso e Mathias subir no palco; João Bosco e Vinícius se apresentam no dia 5. A programação de shows será encerrada no dia 6, com a apresentação de Lucas Lucco. Não temos show pequeno na exposição deste ano; temos apenas shows com artistas que atualmente são grandes atrações onde quer que se apresentem.

Como tem sido a parceria entre o Sindicato e a Prefeitura, principalmente por ocasião da realização dessa feira que é considerado um dos mais importantes eventos da região, na área da agropecuária? A administração municipal tem contribuído decisivamente para o sucesso que a ExpoMorrinhos vem alcançando?
Vinícius – Queremos aqui agradecer ao prefeito Rogério Troncoso pelo grande apoio que ele tem dado ao Sindicato contribuindo, sobremaneira, para o sucesso do evento, que neste ano espera bater recorde de público. A Prefeitura nos ajuda muito na parte da organização, na limpeza das áreas interna e externa do parque, e na pintura dos meios-fios e ainda na execução de outros serviços inerentes para deixar o nosso parque em excelentes condições de acolher a todos que forem prestigiar a nossa festa. Essa participação efetiva da Prefeitura na organização do evento é muito importante para o Sindicato. Ela garante o sucesso da exposição. Em contrapartida, o Sindicato cede duas barracas para a Prefeitura, onde a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social trabalha para arrecadar recursos que serão aplicados na Campanha do Agasalho. Dessa forma, o Sindicato também faz o seu trabalho social. Temos também outros parceiros importantes como a Complem e a Brahma que são os maiores patrocinadores do evento. O Sindicato Rural, a Prefeitura e nossos parceiros não medem esforços, para proporcionar ao povo muito entretenimento, lazer e descontração.

Com uma programação repleta de grandes atrações artísticas é claro que o público também deverá ser bem grande. O esquema de segurança já está organizado?
Vinícius – Nosso esquema de segurança para este ano já está pronto. Faz parte deste esquema a segurança do próprio Sindicato Rural, constituída por cerca de 50 homens contratados especialmente para cuidar dessa tarefa. Além disso, contamos com o apoio muito importante do Governo do Estado, através da Polícia Militar (PM) de Morrinhos. Agradecemos muito o Major Leônidas pelo empenho que ele e seu efetivo têm tido para garantir a paz e a tranquilidade de todos, tanto na área interna quanto na externa, durante a realização da mostra. Na festa deste ano teremos também a participação da Polícia Ambiental que atuará dentro do parque e que disponibilizará viaturas nos casos de emergências. Queremos destacar também a parceria com a Ágile que estará presente no nosso parque com o suporte de UTI móvel e atendimento médico. É um reforço de grande relevância que vai, sem dúvida, garantir maior segurança e maior tranquilidade para o público.

Presidente, quais são suas considerações finais?
Vinícius – Gostaríamos de salientar que a ExpoMorrinhos é hoje o maior evento do gênero aqui na Região Sul do Estado. Um evento que deve merecer mais atenção e mais ajuda por parte do poder público, porque ele divulga o nome da cidade e beneficia o comércio local e regional com a injeção de mais dinheiro na nossa economia. Os hotéis locais já estão lotados e as lojas estão vendendo mais. Temos o orgulho de dizer que a ExpoMorrinhos é o maior evento do Sul do Estado e estamos aguardando a presença maciça da população no Parque de Exposições Sylvio de Mello.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira