Equipe Multiprofissional do novo CAPS AD
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última terça-feira, 17 de maio, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), situado na Avenida A, No 22, Setor Oeste (próximo à Clínica Saúde Integral). A instituição vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, para atender pessoas com problemas de alcoolismo e drogas.
De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a prefeitura tem atuado através de uma rede integrada de assistência social, com a participação de profissionais capacitados. “Com a criação de mais esta unidade do CAPS teremos um atendimento voltado para o resgate de vidas afundadas no álcool e nas drogas. Várias entidades estão envolvidas neste trabalho conjunto, visando à integração e o atendimento à comunidade. Colocamos o CAPS à disposição para atender quem realmente precisa. Teremos também uma equipe móvel atuando em tempo integral”, pondera.
O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, salientou o apoio do prefeito Rogério Troncoso na criação e funcionamento da entidade. “O CAPS AD foi custeado com recursos próprios do município porque o nosso prefeito viu essa necessidade e deu andamento no projeto. Aqui será um local para recepcionar e atender as pessoas com muito amor. Queremos realizar um trabalho solidário, amigo e apaixonado pelas pessoas que realmente precisam. Para isso, vamos contar com a parceria do CEREA e da ASTENDAS”, destaca.
André Luiz ainda enfatizou que o Governo Estadual já autorizou a liberação de recursos para a construção de quatro leitos de Saúde Mental no Hospital Municipal de Morrinhos.
“A saúde tem avançado muito na atual administração. A criação deste CAPS será uma benção, pois como médico, acredito que somente o tratamento medicamentoso não resolve. Este será mais um ‘braço’ da saúde mental em Morrinhos”, ressalta o vice-prefeito, Tércio Menezes.
Um exemplo disso foi a melhora significativa que teve o ex-morador de rua e usuário de drogas, Eder Lopes da Silva, que iniciou o tratamento no CAPS há um ano. “Eu tinha problemas psiquiátricos, usuava drogas e cheguei a morar na rua. Encontrei no tratamento do CAPS uma saída para a minha vida, graças a Deus. Estou me sentindo bem melhor e mudando de vida”, agradece.
Conforme explica a Coordenadora do novo CAPS, a enfermeira Maria José Bastos, a ideia é aproximar o atendimento ainda mais da população, possibilitando aos usuários de crack, álcool e outras drogas, um tratamento especializado e direcionado. “O CAPS trabalha num sistema humanizado, visando sempre o bem estar do usuário e seus familiares. Atendemos de portas, sem a necessidade de um agendamento prévio, pois contamos com uma equipe multiprofissional para o acolhimento e acompanhamento constante dos usuários”, explica a coordenadora.
A equipe multiprofissional que atua no CAPS conta com médico psiquiatra, enfermeira, psicóloga, educador físico, assistente social e artesã. O processo de tratamento envolve acolhimento, socialização, cuidados médicos, administração de medicação e acompanhamento da evolução do usuário.
O trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tem como objetivo diminuir o número de internações psiquiátricas, promovendo a reabilitação psicossocial, através de atividades desenvolvidas por meio de atendimentos em grupos, oficinas terapêuticas, atendimentos à família e ações de reabilitação psicossocial.
Alunas do Núcleo Assistencial do Setor São Francisco de Assis que realizaram uma apresentação de dança no evento
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro