Prefeitura inaugura nova unidade do CAPS AD

OK 01Equipe Multiprofissional do novo CAPS AD

OK 02

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última terça-feira, 17 de maio, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), situado na Avenida A, No 22, Setor Oeste (próximo à Clínica Saúde Integral). A instituição vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, para atender pessoas com problemas de alcoolismo e drogas.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a prefeitura tem atuado através de uma rede integrada de assistência social, com a participação de profissionais capacitados. “Com a criação de mais esta unidade do CAPS teremos um atendimento voltado para o resgate de vidas afundadas no álcool e nas drogas. Várias entidades estão envolvidas neste trabalho conjunto, visando à integração e o atendimento à comunidade. Colocamos o CAPS à disposição para atender quem realmente precisa. Teremos também uma equipe móvel atuando em tempo integral”, pondera.

O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, salientou o apoio do prefeito Rogério Troncoso na criação e funcionamento da entidade. “O CAPS AD foi custeado com recursos próprios do município porque o nosso prefeito viu essa necessidade e deu andamento no projeto. Aqui será um local para recepcionar e atender as pessoas com muito amor. Queremos realizar um trabalho solidário, amigo e apaixonado pelas pessoas que realmente precisam. Para isso, vamos contar com a parceria do CEREA e da ASTENDAS”, destaca.

André Luiz ainda enfatizou que o Governo Estadual já autorizou a liberação de recursos para a construção de quatro leitos de Saúde Mental no Hospital Municipal de Morrinhos.

“A saúde tem avançado muito na atual administração. A criação deste CAPS será uma benção, pois como médico, acredito que somente o tratamento medicamentoso não resolve. Este será mais um ‘braço’ da saúde mental em Morrinhos”, ressalta o vice-prefeito, Tércio Menezes.

Um exemplo disso foi a melhora significativa que teve o ex-morador de rua e usuário de drogas, Eder Lopes da Silva, que iniciou o tratamento no CAPS há um ano. “Eu tinha problemas psiquiátricos, usuava drogas e cheguei a morar na rua. Encontrei no tratamento do CAPS uma saída para a minha vida, graças a Deus. Estou me sentindo bem melhor e mudando de vida”, agradece.

Conforme explica a Coordenadora do novo CAPS, a enfermeira Maria José Bastos, a ideia é aproximar o atendimento ainda mais da população, possibilitando aos usuários de crack, álcool e outras drogas, um tratamento especializado e direcionado. “O CAPS trabalha num sistema humanizado, visando sempre o bem estar do usuário e seus familiares. Atendemos de portas, sem a necessidade de um agendamento prévio, pois contamos com uma equipe multiprofissional para o acolhimento e acompanhamento constante dos usuários”, explica a coordenadora.

A equipe multiprofissional que atua no CAPS conta com médico psiquiatra, enfermeira, psicóloga, educador físico, assistente social e artesã. O processo de tratamento envolve acolhimento, socialização, cuidados médicos, administração de medicação e acompanhamento da evolução do usuário.

O trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tem como objetivo diminuir o número de internações psiquiátricas, promovendo a reabilitação psicossocial, através de atividades desenvolvidas por meio de atendimentos em grupos, oficinas terapêuticas, atendimentos à família e ações de reabilitação psicossocial.

OK 03

OK 04

OK 05

Ok06 Alunas do Núcleo Assistencial do Setor São Francisco de Assis que realizaram uma apresentação de dança no evento

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro