Prefeitura de Morrinhos colabora com ações do Programa Criança Feliz
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39

A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e por meio do Cras, possibilita a inserção dos morrinhenses ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal, que é voltado a crianças cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família. O objetivo é que elas tenham acompanhamento adequado, conseguindo desenvolver e criar boas raízes. A coordenadora do programa no município é a terapeuta ocupacional, Juliana Campos.
Em Morrinhos, o projeto beneficia gestantes e crianças de até três anos e de seis anos que são beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada. Ao todo são oito profissionais capacitados que fazem acompanhamento e visitas domiciliares periódicas às famílias cadastradas. “Com atenção voltada para a primeira infância, o Criança Feliz tem foco na visitação domiciliar reunindo ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça. Por isso que os beneficiados do Programa Bolsa Família são o público do programa. As ações são executadas de forma descentralizada e integrada”, comentou Juliana.
“É um direito tanto da mãe, quanto da criança, receber todo cuidado e atenção que podermos dar. Temos que juntar os mais diversos saberes da assistência social, da educação, da saúde, da cultura, do esporte e dos direitos humanos para criar um mundo mais saudável e melhor”, comentou a primeira-dama Terezinha Amaral muito feliz em saber que muitas famílias estão sendo ajudadas e assistidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Prefeitura de Morrinhos.
O Criança Feliz amplia a rede de atenção e cuidado integral das crianças de Morrinhos, como explica a coordenadora.“Com brincadeiras simples e brinquedos feitos em casa, os visitadores orientam as famílias sobre a melhor forma de estimular os filhos. A atenção nessa fase da vida contribui para o desempenho profissional do indivíduo, facilitando, no futuro, sua entrada no mercado de trabalho. O Criança Feliz tem uma tarefa muito grande pela frente: aperfeiçoar o desenvolvimento infantil, aprimorar o cuidado com a primeira infância e permitir um futuro melhor para nossas crianças, a fim de que sejam melhores jovens e adultos e possam ajudar as famílias entre gerações”.
Para a coordenadora, os visitadores domiciliares são responsáveis em garantir o total apoio às famílias carentes desde a primeira infância da gestação até seus primeiros anos de vida, visando seu pleno desenvolvimento multidimensional e ampliando a rede de atenção e o cuidado integral das crianças. “Essas visitas capacitam e informam as mães, os pais e os cuidadores de forma que haja maior promoção do desenvolvimento infantil nos lares do município”.
Mais informações sobre o Programa Criança Feliz podem ser obtidas pelo telefone de contato (64) 3417.2176 ou comparecer na sede da Semira.