OK DSC_0014Esta é a passarela provisória que atualmente existe no local e deverá ser substituída por uma ponte nova.

A nova ponte, com 64 metros de comprimento e 02 de largura, terá estrutura metálica, fundação de concreto e ferro e piso de madeira. Ela vai substituir a passarela provisória que foi feita por ocasião da construção do lago.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, continua trabalhando nas obras de construção de uma nova travessia no Lago Municipal Recanto das Araras. Ela vai substituir a ponte de madeira que vinha sendo utilizada pelos caminhantes desde a implantação da represa e como é de madeira, seu estado de conservação já não oferecia mais segurança para seus usuários.

“A antiga ponte de madeira não oferece condições de reparos, por isso surgiu a necessidade de se construir uma nova travessia e, para que a nova tenha mais durabilidade, determinamos que as colunas de sustentação e as cabeceiras da nova ponte fossem construídas em concreto e ferragem. O assoalho será feito com pranchas de madeira”, explicou o prefeito Rogério Troncoso.

O prefeito Rogério Troncoso esclarece que a meta era trocar as duas pontes que existem no local e, no ano passado, a Prefeitura trocou a ponte menor que tinha 28 metros de extensão, ficando a maior para ser substituída neste ano, já que não foi possível fazer as duas de uma só vez.

Segundo Rômulo Barbosa Rezende, Engenheiro da Assessoria de Planejamento da Prefeitura (ASPLAN), encarregado de acompanhar o desenvolvimento do projeto, o tempo para a realização da obra é de dois meses e a empresa contratada vem obedecendo rigorosamente esse prazo. “Os serviços foram iniciados no começo deste mês de agosto e devem ser concluídos até o início de outubro próximo, conforme está no cronograma. A construção da fundação de concreto e ferragem já foi feita pela Prefeitura e compete àquela empresa fazer o restante da obra e tudo indica que o prazo será rigorosamente cumprido”, assegura o Engenheiro da Asplan.

A segunda ponte do Lago Municipal que está sendo trocada custará aos cofres da Prefeitura a quantia de R$ 67.204,00 e a obra está a cargo da empresa morrinhense Aço Brasil, que venceu a licitação pública realizada recentemente.

OK DSC_0017Esta é a passarela provisória que atualmente existe no local e deverá ser substituída por uma ponte nova.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e Fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira