Durante a 8ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), realizada na tarde desta quinta-feira, dia 28, o prefeito Rogério Troncoso apresentou novas propostas para o retorno de mais algumas atividades econômicas. O encontro aconteceu no auditório do CREAS e contou com todos os participantes do comitê, que é formado pelo prefeito Rogério Troncoso; secretário de Saúde, André Luiz; Procurador Geral do Município, Dr Rafael Rodrigues; secretária de Educação Fabiana Toledo; secretários de Finanças Joviano Barbosa e de Administração Paulinho Barba; gerente de posturas Adair Rodrigues; coordenador das Barreiras Sanitárias César Mory; primeira-dama Terezinha Amaral; assessora social Ruth Corceli; tenente Ricardo Matos do Corpo de Bombeiros, major Levi Santana da Polícia Militar e o Dr. Rogério Cardoso, diretor do Hospital Municipal de Morrinhos.

Na ocasião foram continuadas novas discussões acerca de medidas preventivas e assistenciais. O intuito é reduzir o contágio e potencializar a atenção adequada diante de demandas prioritárias.

Entre os assuntos abordados estão:

Implantação do selo verde e vermelho – verde para as empresas que estiverem cumprindo corretamente os protocolos de segurança em saúde, para seus colaboradores e clientes, e selo vermelho para aqueles que ainda não estão cumprindo o protocolo implantando para a flexibilização e abertura do comércio.

Disponibilização de veículo caracterizado para fiscalização exclusiva ao COVID-19.

Instalação de 12 outdoors com tema educativo e de orientação a toda a população e visitantes, além disso incrementar mídias na rua para conscientização quanto ao distanciamento social, uso de máscaras e protocolos de segurança na saúde nas empresas.

Também foi discutido novas medidas para mais ações de fiscalização em parceria entre Polícia Militar, Bombeiros e gerência de Posturas da Prefeitura de Morrinhos.

Na pauta da reunião também foi colocado a entrega de Kit Alimentação para alunos do ensino básico da rede municipal de educação que começa nesta sexta-feira, dia 29, para alunos que fazem parte do Bolsa Família.

Campanha de orientação a população na rua por meio carro de som, presencial, utilizando a mídia local.

O novo Decreto municipal para estender até às 22:00 horas o funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, caldos, espetinhos, Feira Sabor e Arte e similares, no decreto a praça de alimentação na feira coberta aos domingo e quarta-feira, continuam proibidas para o consumo de alimentos no local. Neste caso, o decreto será experimental por 10 dias, se os proprietários não cumprirem os protocolos o decreto será revogado, esse novo decreto entrará em vigor a partir do dia 06 de junho.

Na reunião também foi discutido o problema das aglomerações em festas clandestinas ou em residências, além das medidas já tomadas pela Polícia Militar, no novo decreto também vai constar que será lavrado um TCO no ato do flagrante, e haverá apreensão dos equipamentos de som que ficará à disposição do Judiciário.

“De forma alinhada estamos buscando manter a população informada para reduzir a disseminação do novo coronavírus. Além disso, estamos a cada dia preparando mais a rede de saúde, caso haja um aumento no número de casos e, consequentemente, maior demanda pelos serviços”, declarou o prefeito Rogério Troncoso.