OK DSC_0030
O prefeito Rogério Troncoso recebeu na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, em seu gabinete, no Palácio dos Pomares, alunos do 3º ano da Escola Municipal Profa Olga Hannun de Castro Rosa, do Jardim Romano, para incentivar a participação dos estudantes no Projeto de Coleta Seletiva de Lixo que o município deve implantar em breve.

O projeto intitulado “Meio Ambiente, Amor e Cuidado” tem como objetivo dar destino ambientalmente correto para os resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos produzidos nas feiras livres de Morrinhos, despertando na população o interesse pelo exercício da cidadania.

Entre as ações envolvidas na realização do projeto estão orientações sobre a forma correta da coletagem seletiva e a importância do lixo orgânico, através de brincadeiras antigas, festival de pipa, palestras, visitas a feiras livres, aterro sanitário municipal e IFGoiano Campus Morrinhos, distribuição de panfletos educativos nas ruas, dentre outras atividades.

Por ocasião da reunião, o prefeito deu sugestões e incentivou a participação dos alunos no projeto que visa transformar lixo orgânico em adubo. A professora e os estudantes também receberam os materiais de divulgação da campanha da Coleta Seletiva de Lixo: folders e a cartilha, além do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos
Os municípios brasileiros têm até agosto deste ano para fechar os lixões e abrir aterros sanitários. Assim, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos definiu que serão construídos três aterros na região, que ficarão localizados nas cidades de Pontalina, Goiatuba e Morrinhos.

Neste sentido, a Coleta Seletiva de Lixo deve começar em setembro e será feita inicialmente em seis bairros da cidade: Monte Verde, Bela Vista I e II, Vila Santos Dumont, Vila Nossa Senhora do Carmo e Setor Aeroporto. O cronograma ainda vai ser definido e será feito um trabalho de conscientização junto à população.

OK DSC_0005