Durante todo o mês, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, adere à “Campanha Junho Violeta”, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o trabalho de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em tempos de pandemia, os programas sociais – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Vila Vida e Centro de Integração da Idade Feliz – estão promovendo programações virtuais para orientar e informar a população sobre as tipificações do crime, os impactos no isolamento, os canais de denúncia, bem como estimular a interação do público da terceira idade. Entre as atividades estão: lives, rádio web, videochamadas e bate-papo via grupos de whatsapp. O ipê, exposto nas repartições públicas do município, é o símbolo do cuidado, carinho e atenção para com os idosos da cidade.

Segundo a primeira-dama Terezinha Amaral, o mês é dedicado à proteção das pessoas idosas. Ela destaca que o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor deles e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência.“É fundamental uma ampla mobilização de toda a comunidade, também envolvendo os mais diversos segmentos, sejam eles governamentais, empresariais, sociais, entidades e outros. A conscientização para ações emergenciais que tornem a sociedade mais segura para os idosos é uma necessidade fundamental para todos. Mais do que tratar os idosos com dignidade e respeito, é preciso denunciar casos de violência às autoridades competentes, disque 190, disque 100 ou procure a delegacia mais próxima”, disse Terezinha agradecendo toda sua equipe pelo empenho na causa.