OK DSC_0017

OK DSC_0029

O número de casos de dengue tem aumentado em todo o País e em Morrinhos não é diferente. Até o momento já foram registrados 98 casos no município. Tendo em vista identificar e diminuir os focos do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início às ações de combate à dengue com a realização de um Mutirão de Limpeza no Setor Morro da Saudade, nesta segunda-feira, 23 de fevereiro.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, as visitas aos moradores do Morro da Saudade seguem até amanhã (24). As equipes de agentes de saúde e agentes de endemias vão atuar durante dois dias no bairro visitando as residências, orientando e ajudando a população a fazer a limpeza do quintal. Além disso, também está sendo feita a filmagem com o drone nas calhas e lajes das casas e nas caixas d’ água com o objetivo de identificar focos do mosquito.

“Essas ações visam diminuir os casos de dengue no município o máximo possível, iniciando pelo Morro da Saudade que está com maior índice de infestação do mosquito. Vamos entrar de casa em casa e nos lotes baldios, fazendo um trabalhando de conscientização junto à população. Nesta luta contra o mosquito da dengue todos precisam fazer a sua parte”, salienta o secretário.

Para a moradora da Rua 03 do Morro da Saudade, Darc Aparecida dos Santos, a orientação é bem vinda para a população aprender como manter o quintal de casa limpo. “Todos precisam se conscientizar porque não adianta a gente fazer a nossa parte e o vizinho não. Já dei dengue e sei o quanto é ruim”, compartilha.

No total, a expectativa é visitar 570 imóveis do Morro da Saudade, com a participação de 10 equipes compostas por um agente de endemias e um agente de saúde, totalizando 20 pessoas. Eles estão orientando os moradores sobre os materiais que acumulam água e fazendo a limpeza dos quintais.

Na próxima semana, os agentes seguem para o Jardim Romano, onde ficarão por seis dias a fim de visitar 1594 imóveis. O próximo bairro será o Setor São Francisco de Assis com a visita dos agentes em 1350 residências, durante cinco dias.

Para combater esse hóspede indesejado, o mosquito Aedes Aegypti, é preciso eliminar os criadouros das residências e lotes baldios, através da retirada do quintal de embalagens, pneus velhos, tampinhas de garrafas, latas e plantas que possam servir de abrigo para o mosquito. Também é necessário tampar bem as piscinas, caixas d´água, lixeiras e vasos de plantas.

OK DSC_0013

OK DSC_0020