OK jaragua (81)
A dupla sertaneja Renato & Rafael é a atração principal da edição do programa “Goiás Gira Arte” que acontece em Morrinhos, nesta sexta e sábado, 8 e 9 de agosto.

Circulando pela região Sul do Estado, o projeto itinerante que contemplará 60 municípios goianos vai promover atividades gratuitas, das 9h às 22h, na Praça da Estátua do Cristo Redentor.

O “Goiás Gira Arte” é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Ideia Ambiental e Cultural. Com o apoio da Prefeitura de Morrinhos, a programação do Goiás Gira Arte é dedicada a crianças, jovens e adultos.

Nas tendas e no palco móvel, o público vai manter contato com as diversas linguagens artísticas, enquanto é promovido o intercâmbio entre artistas locais e residentes em Goiânia e na Região Metropolitana.

Por onde passa, a caravana instala exposições que dão acesso às Artes Visuais. A Literatura chega até a comunidade por meio da contação de histórias, as performances circenses e dos grupos de dança e aproximam o expectador das Artes Cênicas. As manifestações da cultura popular, como catira, capoeira, folia de reis, também estão contempladas na programação itinerante, sempre valorizando o trabalho desenvolvido localmente.

Na sexta e no sábado (8 e 9), pela manhã, a Tenda Brincante recebe performances circenses da Turma do Sorriso, a partir das 9 horas. Em seguida, a comunidade local tem a oportunidade de apresentar produção de música e dança. No período da tarde, o Teatro Circulango apresenta Espetáculo, às 15 horas, seguido de espetáculo circense e demonstração dos trabalhos do Centro de Artes da Secretaria de Ação Social de Morrinhos.

Enquanto isso, na Tenda dos Saberes, onde a Cultura dialoga com a Educação, os participantes têm acesso a oficinas de pintura, desenho, pipa, arte em palito e pintura facial, durante todo o dia. “Além de promover o lazer para a comunidade, o projeto contempla ações para capacitação profissional”, destaca a Coordenadora de Produção, Sabrina Pessoa.

Para a noite, a programação começa com a Feira Gastronômica, das 18h às 23h, com pratos da cozinha regional. Na sexta, após a abertura oficial, a Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás apresenta seu repertório ancorado no cancioneiro popular. No mesmo estilo, segue o show de Fidel Ramalho, que divide o palco com artistas de Morrinhos: Lua de Júpiter, Todinho e Erick Leite.

No sábado, a música compartilha a cena com apresentações de dança do ventre e street dance, antecedendo ao show das duplas sertanejas Gledson & Rodrigo e Renato & Rafael, o
show mais esperado desta edição do “Goiás Gira Arte”.

Confira a entrevista da Promotora Cultural do evento, Mariângela Moura, sobre a edição do projeto na Cidade dos Pomares:

OK Aragoiania-43