colheita Cana Foto: Jornal O Popular

A edição do Jornal O Popular da última quarta-feira, 1 de junho, mostrou o ranking das cidades goianas que mais geram empregos. Morrinhos ocupa o 4º lugar da lista e se destaca no ramo de cana de açúcar, indústria sucroalcooleira e a agropecuária, especialmente com a produção de leite.

A pesquisa analisou dados de janeiro a abril de 2016 e considerou a população estimada em 2015. Ela foi feita considerando informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).

Neste período, Morrinhos gerou um saldo de emprego de 1.071. Foram 889 na agropecuária, 171 na indústria de transformação e 48 na área de serviços.

Para o prefeito Rogério Troncoso isso mostra que a cidade tem crescido muito e acompanhado a demanda por empregabilidade. “Temos trabalhado para que as famílias tenham seu sustento, com trabalho digno e qualidade de vida. Além disso, temos procurado dar o apoio necessário às empresas aqui instaladas para que cresçam cada vez mais e empreguem mais morrinhenses”, salienta.

“Diariamente temos feito contatos com novos empresários que demonstram interesse em se instalar na nossa cidade. Nosso intuito é fazer esse ‘meio de campo’, oferecendo condições para que novas empresas se instalem no nosso município, beneficiando assim toda a comunidade”, explica o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Paulo de Tárcio.

Empregabilidade em Goiás
Goiás foi campeão na geração de empregos no País em abril e ficou em segundo lugar em março, por causa da produção sucroalcooleira.

O Estado se mantém em destaque na geração de emprego no País. O saldo positivo entre demissões e acréscimo de postos de trabalho em abril se deu pelo desempenho favorável principalmente da indústria de transformação, pela produção sucroalcooleira – presente em oito dos dez municípios com melhor desempenho acumulado no ano, e da agricultura.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstram uma recuperação em comparação ao desempenho apresentado no mesmo período do ano passado. Porém, apesar de os primeiros meses do ano terem apresentado curva ascendente, as oportunidades refletem sazonalidade característica da economia goiana, em que a oferta aumenta em períodos de safra.

Veja o quadro das cidades Top 10 do Estado que se destacaram na geração de empregos:

TOP DEZ

Por Ellen Ribeiro