Ambientalista Mirim

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Superintendência Municipal de Meio Ambiente, vai fazer o lançamento do Projeto Ambientalista Mirim, nesta sexta-feira, 10 de abril, na sede do antigo fórum.

A iniciativa tem como público-alvo os alunos da Educação Infantil, Educação Inclusiva e Ensino Fundamental das escolas municipais de Morrinhos.

O programa tem como objetivo desenvolver a Coleta Seletiva de Lixo nas escolas, inserida numa perspectiva interdisciplinar da Educação Ambiental, incentivando os alunos a conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo; modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e na comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade e levá-los a compreender a realidade buscando soluções para questões sociais.

Conforme explica o Coordenador do Projeto Ambientalista Mirim da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Arquimar Barbosa, cada escola deverá indicar um servidor para coordenar e executar o projeto na unidade escolar. Também será eleito um estudante para representar cada turma, nomeado o Ambientalista Mirim, para coordenar as atividades do bimestre, juntamente com o servidor- coordenador da respectiva escola. A cada bimestre será feita uma nova eleição nas turmas para eleger o Ambientalista Mirim do bimestre seguinte, totalizando quatro ambientalistas no final do ano.

Tanto o servidor-coordenador do projeto quanto o Ambientalista Mirim vão usar um bótom, simbolizando a responsabilidade pela coordenação de sua turma no bimestre. Ambos, terão a função de multiplicadores e ficarão responsáveis por estimular, coordenar e fiscalizar as atividades do projeto. Eles vão coordenar a Coleta Seletiva nas escolas, ensinando os estudantes a fazerem a correta separação do lixo em suas casas e a levarem para os pontos de coleta (PEV’s) que serão instalados nas unidades escolares. Todas às sextas-feiras o caminhão da Coleta Seletiva vai passar nas escolas para recolher o lixo.

Concurso e premiações
Ao final de cada ano, os alunos do 1º ao 3º ano da Educação Infantil e da Educação Inclusiva vão participar de um Concurso de Desenho, e os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, vão desenvolver uma redação com o tema: “O que eu aprendi e como contribui com a Coleta Seletiva em Morrinhos”.

Na formatura todos os ambientalistas mirins vão receber uma Medalha de Honra ao Mérito. Já as premiações para os ganhadores do Concurso de Desenho e de Redação serão as seguintes:

Aluno autor da melhor redação: uma bicicleta;
Aluno autor do melhor desenho (Educação Infantil): um tablet;
Aluno autor do melhor desenho (Educação Inclusiva): um tablet;
Coordenador da Unidade Escolar do projeto campeão: um tablet.

O Projeto Ambientalista Mirim está diretamente ligado ao Programa da Coleta Seletiva de Lixo do município, implantando recentemente, às ações de combate à dengue e ao Projeto “Criança Inteligente cuida do Meio Ambiente”.