Reunião Cartório

O prefeito Rogério Troncoso se reuniu com o Juiz Eleitoral, Diego Custódio Borges, na tarde desta segunda-feira, 10 de agosto, no Fórum de Morrinhos, para firmar um convênio, através do qual a prefeitura vai ceder o trabalho de sete a nove servidores municipais para o Cartório Eleitoral até maio de 2016.

A iniciativa tem como objetivo possibilitar que esses funcionários auxiliem a Justiça Eleitoral no recadastramento biométrico de cerca de 35 mil eleitores do município de Morrinhos. Isso significa que nas próximas eleições de 2016 já vai funcionar o sistema digital biométrico.

A Justiça Eleitoral determina que o recadastramento biométrico de eleitores é obrigatório e deverá ser feito de 17 de agosto de 2015 a 26 de fevereiro de 2016, das 8 às 11 horas e das 12 às 18 horas, no Cartório Eleitoral da 22a Zona Eleitoral do município e, provavelmente, também será feito no Vapt Vupt.

É necessário levar os seguintes documentos: Comprovante de endereço, CPF, RG e Título de Eleitor (se tiver).

O que é o Recadastramento Biométrico?

O Recadastramento Biométrico é necessário para que a população vote pela nova geração de urnas eletrônicas. Ao comparecer ao Cartório Eleitoral, o eleitor:
• Atualizará os dados constantes do Cadastro Eleitoral;
• Assinará seu requerimento de revisão;
• Será fotografado;
• Terá suas impressões digitais capturadas.

As Urnas Biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.

A Justiça Eleitoral, que já possui o mais rápido processo eleitoral do mundo, alcança um importante estágio de segurança com as novas Urnas Biométricas, já que não existem duas impressões digitais iguais no mundo, reduzindo significantemente a possibilidade de uma pessoa votar por outra.

Dentre as vantagens, os eleitores recadastrados possuem prioridade na recepção do RIC (Registro de Identificação Civil), a ser implantado pelo Ministério da Justiça em um futuro breve.

Por Ellen Ribeiro