OK DSC_0002
Muita animação e apresentações artísticas e culturais marcaram o primeiro dia da Festa do Centenário 2014. Os visitantes começaram a aparecer aos poucos e foram tomando conta do espaço preparado com barracas, comidas típicas e muita dança. A iniciativa da festa é da Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

Para o prefeito Rogério Troncoso, a Festa do Centenário é uma tradição da cidade, pois reúne as famílias para lembrar a emancipação política de Morrinhos. “Meus agradecimentos a este povo trabalhador, que recebe de braços abertos àqueles que aqui chegam. Esta é uma cidade boa para se morar que cresce a cada dia”, ressalta.

Orlando Matias vive em Morrinhos há 63 anos. Ele participa da Festa do Centenário desde a primeira edição. “Gosto de trazer a família e encontrar os amigos e, também, de assistir às apresentações e shows que sempre trazem novidades”, compartilha.

No local, além das apresentações, forró e brinquedos para as crianças, também havia barracas do Rotary, Casa da Amizade de Morrinhos, Ação Social, Igreja Católica, Educação, Saúde e outras.

A primeira apresentação da noite ficou por conta do Grupo de Catira Cidade dos Pomares que dançou e tocou músicas raízes de Moda de Viola. Na oportunidade, o líder do grupo, Licanor Rodrigues Machado, falou sobre a importância da disseminação da catira. “A catira é uma tradição que vem de geração em geração. Ela lembra a vida no campo, os carros de bois pelas estradas das fazendas e traz à memória tantas outras lembranças”, descreve.

A Orquestra de Violeiros Chico Flor de Morrinhos apresentou a música “Caminheiro” e outra canção do cantor belga Jacques Brel.

A noite ainda foi coroada com apresentações do Grupo Musical Estrela de Ouro e da Banda Lua de Júpiter de Morrinhos.

Sobre a Festa do Centenário
O nome Festa do Centenário busca resgatar a história de Morrinhos, relembra o passado, as famílias, as pessoas que por aqui passaram, as quais escreveram suas histórias.

A Festa do Centenário nos anos 50 e 60 era a festa maior e mais esperada de Morrinhos. Ela presta homenagem às raízes, cultura e tradições morrinhenses.

Confira entrevista do Superintendente Municipal de Turismo e Lazer, Rui Leite, sobre a festa:

OK DSC_0044

OK DSC_0040