OK Paulo de Tárcio

O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Paulo de Tárcio, conversou com a equipe de reportagem da Assessoria de Comunicação da prefeitura, no mês de outubro, e falou sobre as novidades na área de indústria e comércio no município. Confira:

Tendo em vista a atual conjuntura econômica que vive o País, como está a vinda de novas empresas e indústrias para Morrinhos?
Paulo de Tárcio- A crise está espalhada pelo Brasil todo e, em Goiás, não é diferente. No entanto, apesar das adversidades, Goiás está se destacando nesse cenário de caos e de crise que o País está atravessando. O Governador Marconi Perillo tem conseguido trazer novas empresas para o estado e, nesse contexto, Morrinhos também está sendo beneficiada.

Já no início deste terceiro mandato do prefeito Rogério Troncoso já tínhamos conseguido mais de 200 mil m2 de área no Distrito Agroindustrial de Morrinhos (DAIMO) para a instalação de novas empresas.

Hoje não temos mais terrenos disponíveis para a implantação de novas empresas no DAIMO. No entanto, as empresas que compraram os terrenos anteriormente estão hesitando um pouco em começar a instalação devido à crise econômica, uma vez que o financiamento está mais difícil. Atualmente, o cenário econômico e financeiro do País não incentiva o empresário a montar a sua empresa aqui. Mas, mesmo assim, temos algumas empresas que devem iniciar a sua construção física no DAIMO até o final deste ano. São empresários que acreditam que o Brasil vai sair dessa crise com esforço e ousadia.

Quais são as empresas que devem encarar esse desafio e já iniciar as obras de construção no Distrito Agroindustrial de Morrinhos (DAIMO)?

Paulo de Tárcio- Na realidade têm sido feitas apenas ampliações, porque hoje já temos lá a Ecoplast, que deve inaugurar até o final do mês de novembro sua expansão para fabricação de caixas d´água. Ela já produz forros de PVC, agora expandiu para a fabricação de caixas d´água e está iniciando um novo projeto de uma fábrica de mangueiras e tubos. Trata-se de uma expansão que com certeza é um fator gerador de emprego e renda para o município.

Temos ainda duas empresas no ramo de artefatos de cimento que produzem manilhas, blocos e outros acessórios, as quais devem iniciar suas construções em breve, além de outras firmas que estão em fase de conclusão de financiamentos, porque todas elas buscam benefícios ao se instalarem na região Centro Oeste do Brasil, como o FCO, por exemplo. Então, todos os empresários vêm pra cá em busca desses incentivos que o FCO oferece.

Mas houve uma retração no mercado, tanto que o próprio FCO ficou alguns dias inativo. São vários os fatores que impedem a vinda de novas empresas para o município, mas continuamos com o DAIMO lotado, com todas as áreas vendidas. Resta apenas que os empresários iniciem as obras de construção das empresas, o que depende deles, não cabendo a nós definir isso e, sim, dar o apoio que eles precisam.

Fala pra gente sobre a mudança que o Governo de Goiás fez, na área de indústria e comércio, a qual transformou o Programa Goiás Industrial em Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO). Isso influencia em que?
Paulo de Tárcio- Isso também contribuiu para atrasar a vinda de empresas para Morrinhos. Anteriormente, era o Goiás Industrial que administrava os distritos agroindustriais dos municípios e agora aconteceu essa mudança. Esse órgão passou a não existir mais e deu lugar à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO). Essa instituição possui agora maiores poderes do que o Programa Goiás Industrial tinha.

A CODEGO veio contribuir de forma mais moderna com o Estado de Goiás, adotando modelos sociais e econômicos diferenciados, com o objetivo de acompanhar a evolução da indústria e comércio goianos. Ela tem pela frente a missão de ajudar o estado a se desenvolver de forma mais acelerada, já que é jurisdicionada ao Vice-Governador José Eliton.

Assim, estamos muito animados com a nova nomenclatura e as novas atribuições dessa área de desenvolvimento econômico do Estado de Goiás.

Por Ellen Ribeiro