OK DSC01715

Placas de sinalização de trânsito estão sendo danificadas por vândalos praticamente todo fim de semana em Morrinhos, informa o Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana. O prefeito Rogério Troncoso pede contribuição dos cidadãos para ajudar no combate a essa prática criminosa contra o patrimônio público.

Para o prefeito Rogério Troncoso, os atos de vandalismo acontecem hoje, não só em Morrinhos, mas também em praticamente todas as cidades do País. “O vandalismo está se tornando uma preocupação maior para nós, gestores públicos, e temos que combater essa prática criminosa que causa enormes prejuízos financeiros e, ao mesmo tempo, grandes transtornos para a SMT”, lamenta o Chefe do Executivo.

“Infelizmente temos em nossa sociedade pessoas que não respeitam o patrimônio público, destruindo e até mesmo arrancando as placas da sinalização viária da cidade e pedimos o apoio da população no sentido de que nos ajude no combate a essa prática condenável. Pedimos a todo cidadão que ama a sua cidade que denuncie esses atos de vandalismo, entrando em contato com a SMT”, conclama o prefeito.

Segundo o Titular da SMT, Antônio de Jesus Santana, só esta semana o órgão teve que substituir cinco placas da sinalização viária central, que foram danificadas pelos vândalos. “Quatro dessas placas faziam parte da sinalização do estacionamento do local onde são realizadas as feiras de quartas-feiras e domingos e a outra placa fica na Avenida Chiquinho Canedo, entre os setores residenciais Monte Verde e Bela Vista”, informa Santana.

O Superintendente Municipal de Trânsito (SMT) também pede a colaboração da população no sentido de participar mais efetivamente dessa luta contra o vandalismo que, segundo ele, já se tornou rotineiro em Morrinhos, causando expressivos prejuízos aos cofres públicos. “Além dos prejuízos financeiros, esta ação dificulta o nosso trabalho, pois enquanto a SMT fica ocupada em fazer a substituição das placas danificadas, ela deixa de fazer outros serviços extremamente necessários em outros locais da cidade”, diz Santana indignado.

O apoio da população na manutenção das placas de trânsito é de extrema importância para que o trânsito de veículos e pedestres seja seguro, contribuindo para a redução do crescente número de acidentes e os moradores podem ajudar a preservar a sinalização, informando as que foram danificadas ou destruídas pela ação de vândalos ou por qualquer outra razão.
O Superintendente da SMT lembra que as placas são instrumentos essenciais para disciplinar e orientar a conduta de todos que estão no trânsito. “A falta de sinalização coloca a vida de outras pessoas em risco e a preocupação da prefeitura é com a proteção e segurança do cidadão. Por isso é importante a população ajudar”, salienta o superintendente.

Sobre a substituição das placas danificadas, Santana afirmou que algumas tem no estoque para a troca imediata, mas para repor as outras é necessário um tempo maior.

“Há ocasiões em que temos que mandar fazer uma placa nova, o que demanda mais tempo na solução do problema, mas não medimos esforços para efetuar a substituição ou o reparo o mais rápido possível” explica Santana.

Quem flagrar algum cidadão roubando ou destruindo placas de trânsito, em Morrinhos, pode fazer a denúncia, no momento em que o crime ocorrer, ligando para a Ouvidoria Municipal, através do telefone 156, ou entrar em contato com a SMT pelo telefone (64) 3417-2023 ou enviar um e-mail para: smt@morrinhos.go.gov.br.

Por Jorivê Siqueira