OK DSC_0070

OK DSC_0076

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolve diversas atividades sociais voltadas para idosos, adolescentes e pessoas com necessidades especiais.

A Coordenadora do CRAS, Rosalice Corcelli, explica que a instituição procura desenvolver um trabalho que atenda os mais diversos públicos-alvo que necessitam do apoio do Poder Público Municipal, independentemente de raça, cor, religião ou classe social.

Segundo ela, o CRAS atua em diferentes frentes de serviço. Para a terceira idade, são oferecidas aulas de ginástica (abertas para toda a comunidade) e oficinas de trabalhos manuais, pintura e música. Por exemplo, o Grupo “Mulheres Vitoriosas” incentiva a geração de renda para mulheres, através da participação nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e “Mulheres Mil”. As pessoas do sexo feminino ainda participam de oficinas, almoços e passeios e, também, recebem atendimento psicológico e de assistência social. Outra iniciativa voltada para o grupo é a realização de palestras de orientação sobre Previdência Social, Estatuto do Idoso e Cuidado com as Quedas.

Para o Educador Físico, Rômulo Cançado Azeredo, Professor de Educação Física desde 1987, atuar no CRAS possibilita um aprendizado e uma satisfação muito grande. “Trabalhamos com públicos diversificados e isso traz muita alegria. Os idosos, por exemplo, têm como objetivo manter a vida ativa e adoram frequentar as aulas. Os adolescentes exigem mais criatividade porque eles têm muita energia. Já com os portadores de necessidades especiais tenho mais facilidade de trabalhar, pois eles são tranquilos e carinhosos”, compartilha.

Dona Vitalina Inácia da Silva, de 73 anos, frequenta as atividades do CRAS voltadas para a terceira idade há cerca de 15 anos. “Participo de todas as atividades, mas adoro escrever e criar peças de teatro. O CRAS é tudo na minha vida, pois me dá força e alegria para viver”, emociona-se.

Outro grupo atendido pelo CRAS é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende adolescentes de 13 a 20 anos e tem como objetivo fortalecer os vínculos e estimular o convívio familiar. Os jovens participam de aulas de dança, pintura, jogos de mesa, esporte e violão, às segundas, terças e quartas, e, tanto eles como suas famílias, são acompanhados de perto pelo Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), além de conversarem periodicamente com psicólogos e assistentes sociais.

“O CRAS segue orientações do Ministério de Desenvolvimento Social e, atualmente, também realizamos um trabalho de triagem. Primeiramente analisamos a história de vida dos adolescentes e, de acordo com a necessidade individual, os encaminhamos para diferentes polos de atendimento: polo 1 fica no antigo CASMAM, polo 2 no antigo Peti , polo 3 é na Idade Feliz e o polo 4 atende na Vila Nova (que será inaugurado em breve, mas já está em funcionamento)”, esclarece Rosalice.
Pessoas com necessidades especiais também são atendidas pela entidade, através do Grupo BPC. Essas pessoas recebem um benefício do Governo Federal e participam de atividades de integração na sede do CRAS, dentre elas, ginástica laboral e música.

A zona rural também é atendida pela assistência social do CRAS e, se as pessoas não podem vir até a sede da instituição, especialistas da equipe vão até essas famílias, através do CRAS Volante. Psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais visitam a zona rural para identificar a necessidade dessas famílias e oferecer apoio especializado.
Além de todos os atendimentos mencionados, o CRAS também oferece cursos gratuitos à população morrinhense nas áreas de Manicure e Pedicure, Asssistente de Cabeleireiro, Libras, Cuidador Infantil e outros. Em breve, também serão oferecidas aulas de hidroginástica na piscina do local, a qual será totalmente reformada.

OK DSC_0037

OK DSC_0001

OK DSC_0051

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)